Topo

Despertador Timely exige que dorminhoco resolva problema para ser desligado

Timely Despertador oferece desafios matemáticos para evitar que usuários fiquem na função soneca para sempre - Reprodução
Timely Despertador oferece desafios matemáticos para evitar que usuários fiquem na função soneca para sempre Imagem: Reprodução

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

11/02/2015 06h00

Acordar é uma atividade muito importante do dia e, portanto, algo que as pessoas devem tratar com zelo. Com esse mote, o aplicativo Timely Despertador (desenvolvido pela suíça Bitspin) oferece uma série de recursos para tornar a tarefa efetiva (aliás, a maioria das pessoas odeia acordar cedo, como nos mostrou o Orkut no passado) e menos traumática.

Disponível gratuitamente para smartphones e tablets Android, o Timely Despertador tem um design legal. O fundo do app tem umas bolhas que se movimentam e que lembram um aquário. Porém, o mais interessante do app são os detalhes para fazer o usuário acordar.

Para os que ficam reféns da função “soneca”, aquela que de tempos em tempos volta a disparar o alarme, o Timely Despertador tem o recurso “desafio”. Ele só permite que a pessoa desligue o alarme se resolver uma operação matemática, seguir um padrão de desenho que aparecer na tela ou acerte uma combinação de formas geométricas.

Ao baixar o programa, ele já vem com uma série de toques calmos e relaxantes. Ao configurar um alarme, ele tem uma opção chamada “despertar inteligente”, que começa a reproduzir uma canção bem baixa 30 minutos antes do horário estabelecido.

A desenvolvedora diz que esse modo de alarme é baseado na teoria de ciclos do sono. Eles argumentam que essa música em tom crescente ajuda a pessoa a acordar durante o sono leve e que isso ajuda a acordar com mais disposição.

Durante os testes do aplicativo, a funcionalidade cumpriu o prometido. No entanto, não tem jeito se a pessoa não dormir um mínimo de horas. Não tem aplicativo no mundo que melhore o humor de quem teve poucas horas de sono.

Apesar de as principais funções estarem ligadas com o recurso de despertador, o Timely Despertador tem a função temporizador e cronômetro.

O único contra do aplicativo diz respeito a usabilidade. Por primar pelo design, ele acaba sendo pouco funcional para usuários de primeira viagem. No modo despertador, por exemplo, para criar um alarme é necessário tocar um botão que fica ao lado esquerdo inferior.

Não é o fim do mundo, mas leva um tempo até se acostumar com a interface minimalista do aplicativo.