Topo

Aos 25 anos, Photoshop reúne gafes e trabalhos artísticos na ferramenta

Editor de imagens Photoshop completa 25 anos nesta quinta-feira (19) - Divulgação
Editor de imagens Photoshop completa 25 anos nesta quinta-feira (19) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/02/2015 14h00

No dia 19 de fevereiro de 1990, a Adobe lançou a primeira versão do editor de imagens Photoshop. A primeira versão do programa era chamada Display e foi inventada por Thomas Knoll, que, em 1989, vendeu o seu “editor de pixels” para a Adobe Systems, que até hoje é responsável por distribuir e desenvolver o programa.

A influência do programa é grande a ponto de fazer parte do rol de termos tecnológicos que viraram verbo. Para tirar uma cópia de um documento, o verbo “xerocar”. Quer fazer uma busca? Você “googla” ou "dá um Google" em determinado tema. Para imagens alteradas, é comum ouvir que determinado arquivo foi “photoshopado”.

Na imagem, a evolução dos ícones do Adobe Photoshop nesses últimos 25 anos - Divulgação - Divulgação
Na imagem, a evolução dos ícones do Adobe Photoshop nesses últimos 25 anos
Imagem: Divulgação

Essa imagem é real?

Durante esse tempo, a ferramenta mudou a percepção das pessoas em função dos ajustes possibilitados pelo software. Tanto é que ao ver uma imagem muito bonita (seja de uma paisagem ou um retrato com pessoas), sempre há alguém que pergunta se foi ou não editada previamente no Photoshop.

O software também possibilitou novas formas de criação artística em meios digitais. Em 2013, por exemplo, o artista norte-americano Dan Keller coloriu imagens históricas que estavam em preto-e-branco. Há vários exemplos de fotógrafos e designers que, com a ajuda do programa, colocam personagens em cenas inusitadas.

Com Photoshop, americano colore fotos históricas tiradas em preto-e-branco - Reprodução/Facebook/History in Colors - Reprodução/Facebook/History in Colors
Dan Keller coloriu imagens históricas com a ajuda do software de edição de imagens
Imagem: Reprodução/Facebook/History in Colors

Gafes

Ao mesmo tempo em que o programa criou um “mundo de fantasia”, onde é possível fazer transformações em fotos de pessoas e paisagens, o mau uso do Photoshop gerou muitas gafes nesses últimos 25 anos.

Foram inúmeros casos de modelos que, de tanto tratamento no editor digital, ficaram sem umbigo ou com partes do corpo disformes. As mancadas ganharam até um site específico chamado Photoshop Disasters (“Desastres do Photoshop”, em tradução livre).

Na China, algumas autoridades foram alvo de piadas após publicarem montagens malfeitas. Um dos casos clássicos envolve a visita de políticos a uma senhora centenária. A composição ficou estranha a ponto de parecer que senhora chinesa era minúscula. Sem contar no caso dos políticos que pareciam flutuar durante uma inspeção a uma nova estrada.

Futuro

O Photoshop se consolidou por ser uma ferramenta voltada para uso profissional (voltada para fotógrafos, designers gráficos, etc). No entanto, nos últimos anos, a Adobe mostrou que quer reinventar o software com diferentes modelos de negócio e criando versões móveis.

A companhia já lançou uma versão mais simples do Photoshop (chamada Elements) e implementou um modelo de assinatura mensal da versão completa. Mais recentemente, a Adobe desenvolveu ainda versões do editor de imagens para smartphone e tablet: o Photoshop Express (gratuito e simples) e o Photoshop Touch (que é pago e conta com funções avançadas).