Topo

Facebook ajuda a notificar usuários com tendências suicidas nos EUA

Nos EUA, Facebook expande recurso de ajuda a pessoas com tendências suicidas; acima, uma das telas que aparece para o usuário notificado - Divulgação
Nos EUA, Facebook expande recurso de ajuda a pessoas com tendências suicidas; acima, uma das telas que aparece para o usuário notificado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 10h51

O Facebook anunciou nesta quinta-feira (26) a expansão de uma nova ferramenta para amigos avisarem a rede sobre tendências suicidas ou suspeitas de mutilação. Ao ver uma postagem com esse tipo de conteúdo e notificar a rede, ela enviará uma notificação para a pessoa, que pode ter contato direto com um médico ou um amigo. Por enquanto, o recurso só funcionará nos Estados Unidos.

A iniciativa não é nova. Há três anos, a rede social já tinha disponibilizado uma espécie de linha direta com profissionais da National Suicide Prevention Lifeline, uma associação que ajuda pessoas com tendências suicidas ou que se automutilam. Na época, era enviado um e-mail a pessoa oferecendo ajuda. Agora, a interface de ajuda será toda dentro da rede social.

A pessoa depressiva receberá uma mensagem que diz o seguinte: "Olá, um amigo acha que você pode estar passando por dificuldades e nos pediu para verificar suas publicações mais recentes".

Na sequência, aparecerá a seguinte notificação: "Você importa para a gente, então nós queremos oferecer o suporte necessário. Você não está sozinho — fazemos isso com várias pessoas ao mês. O que você gostaria de fazer?".

Por fim, a pessoa tem a opção de contatar um amigo ou um profissional. É possível ainda receber dicas da rede social.

O serviço de notificações de tendências suicidas está disponível no Brasil, mas com menos detalhes que o serviço dos Estados Unidos. Aqui, por exemplo, a rede recomenda buscar a ajuda do CVV (Centro de Valorização da Vida). (Com "Engadget" e "Venture Beat").