Topo

60 comunidades do Rio de Janeiro são incluídas em mapa da Microsoft

Com inclusões, Bing passa a ter dados de 101 comunidades cariocas - Custodio Coimbra/Ag. O Globo
Com inclusões, Bing passa a ter dados de 101 comunidades cariocas Imagem: Custodio Coimbra/Ag. O Globo

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 14h21

Outras 60 comunidades do Rio de Janeiro foram incluídas no Bing, mapa digital da Microsoft, após a conclusão da segunda fase de um projeto de mapeamento participativo.

Com as novas inclusões, a ferramenta passa a disponibilizar informações como endereços e telefones de estabelecimentos comerciais de 101 comunidades cariocas, entre elas Rocinha, Morro Dona Marta e Borel. Permite ainda fazer rotas até o local de interesse e o uso do Skype para ligar para pontos comerciais.

As regiões, que foram selecionadas seguindo o critério de popularidade e tamanho, abrangem aproximadamente 85% da população que vive nos morros da cidade do Rio de Janeiro cobertas por uma UPP, segundo dados do último Censo do IBGE, de 2010.

As buscas no Bing, segundo a Microsoft, prioriza o comércio local.  Por exemplo, se uma pessoa que está no Complexo da Maré faz uma busca por uma creche, o Bing irá trazer primeiro os endereços dentro da comunidade e não o nome mais buscado num bairro próximo, como Bonsucesso.

Da mesma forma, a priorização da região também vale para todos os demais bairros, como Copacabana e Ipanema por exemplo. Ou seja, mesmo estando próximo aos morros, um morador dessas imediações terá priorizado os resultados dentro do seu bairro.

Mapeamento 

O projeto de mapeamento participativo nas comunidades do Rio de Janeiro foi iniciado em 2014. A primeira fase teve início com o Vidigal. Incluiu também dois complexos: Manguinhos e Maré, totalizando 41 comunidades.