Topo

Feira de tecnologia traz como destaque Galaxy S6 e "celular-lego" do Google

A edição 2015 do Mobile World Congress 2015 será realizada de 1º a 5 de março; acompanhe as novidades do setor pelo UOL - Reprodução
A edição 2015 do Mobile World Congress 2015 será realizada de 1º a 5 de março; acompanhe as novidades do setor pelo UOL Imagem: Reprodução

Guilherme Tagiaroli

Do UOL*, em Barcelona

01/03/2015 06h00

Entre 1º e 5 de março, o mundo da tecnologia vai estar voltado para o Mobile World Congress, evento de tecnologias móveis realizado anualmente em Barcelona (Espanha). Como destaques desta edição, estão o lançamento de uma nova versão da série de smartphones Galaxy S, da Samsung, e a exibição de componentes do Project Ara, o celular idealizado pelo Google que é montado como um Lego.

Oficialmente, o evento começa na segunda-feira (2). No entanto, no domingo (1º), dia dedicado a eventos para a imprensa, a Samsung deve roubar a cena com o lançamento do seu último aparelho topo de linha. Rumores apontam que o Galaxy S6 terá duas versões, sendo uma com tela curva (como o Galaxy Note Edge) que deve ser chamada Galaxy S6 Edge e outra convencional, que simplesmente será conhecida como Galaxy S6.

A tela dos dois aparelhos deve ser de 5 polegadas (ou mais) e o processador terá arquitetura 64 bits (o que permite fazer atividades mais rapidamente e que o celular comporte mais memória RAM) --também presente no iPhone 5S. Na câmera principal, acredita-se que a Samsung use um sensor de 20 megapixels e traga uma série de recursos para melhorar a captação de imagens em áreas de pouca luz.

Se a empresa sul-coreana mantiver a tradição dos lançamentos dos últimos anos, a aposta é que os Galaxy S6 cheguem ao mercado até abril deste ano.

Celular-lego e outros smartphones

Por ser um evento de tecnologias móveis, esperam-se muitos lançamentos de smartphones. Um dos destaques é o Project Ara --uma tentativa do Google de construir celulares modulares. Com isso, a empresa quer que, por exemplo, uma pessoa consiga facilmente fazer a atualização da câmera trocando uma peça, como se fosse um Lego.

O Mobile World Congress vai ser o primeiro evento fora dos Estados Unidos que vai exibir detalhes da tentativa do Google de revolucionar o mercado de telefonia móvel, tornando-o semelhante ao de computadores.

Não está previsto um estande do Google com dispositivos, como já ocorreu há alguns anos. No entanto, parceiros da companhia na fabricação de componentes para o celular devem expor a novidade.

Outros destaques são a chinesa HTC, que deve apresentar o aparelho topo de linha One M9, e a Microsoft. A expectativa que a dona da divisão móvel da Nokia mostre novos smartphones Lumia e, quem sabe, já equipados com o sistema operacional Windows 10, que funciona tanto em PCs como celulares inteligentes.

A LG, como já antecipou, vai mostrar sua nova linha de aparelhos intermediários. Smartphones como Magna, Spirit, Leon e Joy serão exibidos em primeira mão ao público visitante do evento.

Vestíveis

Há pelo menos dois anos que o Mobile World Congress tem servido também de palco para lançamentos de eletrônicos vestíveis. A LG vai exibir o G Watch Urban, um smartwatch com design esportivo e que pode se conectar a redes 4G.

O evento deve marcar ainda a entrada da chinesa HTC no ramo de vestíveis. Os rumores apontam que a companhia deve apresentar um relógio inteligente para concorrer com Motorola, LG, Samsung e Apple (que vai disponibilizar no mercado em breve o Apple Watch).

* O jornalista viajou a convite da Samsung.