Topo

ZTE exibe smartphone que é desbloqueado com análise dos olhos do usuário

Promotora da fabricante chinesa ZTE testa o recurso EyePrint ID, que desbloqueia um smartphone após reconhecer os olhos do dono do aparelho - Guilherme Tagiaroli/UOL
Promotora da fabricante chinesa ZTE testa o recurso EyePrint ID, que desbloqueia um smartphone após reconhecer os olhos do dono do aparelho Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL*, em Barcelona

02/03/2015 12h45

A fabricante chinesa ZTE exibiu o modelo ZTE Gran SIII durante o Mobile World Congress --evento de tecnologia realizado em Barcelona (Espanha). O aparelho poderia ser mais um entre os lançados pelas várias marcas chinesas. Porém, ele se destaca pela opção de só liberar o aparelho para uso após analisar os olhos do usuário.

O recurso que lê os olhos do dono do dispositivo se chama "Eyeprint ID". Segundo a marca, o segredo para a leitura dos olhos é que a câmera frontal de 8 megapixels do dispositivo consegue detectar os vasos brancos do proprietário do dispositivo.

A companhia ainda diz que essa é a forma mais segura disponível para desbloqueio de smartphone, pois as senhas numéricas ou mesmo as impressões digitais podem ser copiadas. Já os olhos de cada pessoa são diferentes uns dos outros, impossibilitando acessos indesejados.

Durante o teste da reportagem do recurso "Eyeprint ID", ele cumpriu o prometido. O processo começou na análise da minha retina. Para isso, tive de segurar o smartphone por cerca de uns dois minutos a uma distância de 25 centímetros do meu rosto. Uma vez gravado o padrão, bastou segurar o smartphone que ele já desbloqueava o aparelho.

O único problema é que leva algum tempo para se acostumar com a distância entre o smartphone e o rosto. Na primeira vez, foram necessárias umas três tentativas para efetivar o  desbloqueio.

E como faz para desbloquear o ZTE Gran SIII no escuro? Nesse caso, o aplicativo exibe uma tela branca que ajuda a iluminar o rosto do dono do aparelho.

O recurso "EyePrint ID" funciona bem, mas é apenas uma camada de segurança. Quando configurada, o usuário tem a opção de desbloquear o dispositivo com os olhos ou com uma combinação de desenhos --como ocorre na maioria dos aparelhos Android.

Disponível no mercado chinês, o Gran SIII tem uma tela de 5,5 polegadas FullHD, Android 4.4, 16 GB de armazenamento (expansível com cartão microSD), processador quad-core de 2,5 GHz. Além da câmera frontal de 8 megapixels, ele conta com um sensor traseiro de 16 megapixels. Na Ásia, ele custa cerca de US$ 500 (aproximadamente R$ 1.430). Não há previsão de lançamento para o mercado brasileiro.

*O jornalista viajou a convite da Samsung.