Topo

Apple e Google estariam negociando distribuição de canal da HBO na internet

Gerry Smith e Tim Higgins

05/03/2015 12h05

A HBO, que está ampliando os planos de uma versão à la carte de seu canal premium, está negociando com pelo menos cinco empresas, incluindo a Apple Inc. e a Google Inc., a distribuição do serviço apenas para a internet, segundo fontes com conhecimento do assunto.

O atual canal de transmissão da HBO, chamado HBO Go, já está disponível na Apple TV, mas apenas para os assinantes da TV paga. O novo serviço da HBO, provisoriamente chamado de HBO Now, permitiria que os consumidores assistissem ao canal por meio da Apple TV sem pagar a assinatura da TV a cabo, segundo uma das fontes, que não está autorizada a falar publicamente e, por isso, pediu anonimato.

O CEO da TiVo Inc., Tom Rogers, disse em entrevista na terça-feira, que sua empresa, uma produtora de gravadores digitais de vídeo, está negociando com a HBO a respeito da distribuição do serviço.

A HBO -- o canal de séries como "Game of Thrones", "Girls" e "True Detective" -- está negociando com outros potenciais distribuidores, incluindo a Cox Communications Inc., a Cablevision Systems Corp. e a Google Inc., que vende o serviço de internet de alta velocidade em alguns mercados, disse a fonte.

A Apple pode ser a primeira empresa a fechar um acordo para distribuição do serviço apenas de internet da HBO porque as negociações da HBO com suas parceiras de longa data do cabo são mais complexas, disse a fonte. O preço da assinatura do serviço de internet não foi estabelecido, mas provavelmente será o mesmo do canal a cabo, de cerca de US$ 15 por mês, disse a fonte.

Ao oferecer seu canal fora do segmento de cabo, a HBO poderia levar mais consumidores a eliminar os fios e a ameaçar o ecossistema da TV. A mudança coloca a HBO em confronto direto com o serviço de streaming on-line Netflix Inc., que tem mais de 57 milhões de assinantes em todo o mundo.

A Apple, com sede em Cupertino, Califórnia, preferiu não comentar. A HBO disse em um comunicado: "Quando tivermos detalhes a compartilhar, nós o faremos". Em um comunicado enviado por e-mail, a Cox confirmou as negociações com a HBO, pontuando que "nossos contratos de distribuição não mudaram". A Cablevision preferiu não comentar o assunto, enquanto os representantes do Google não responderam imediatamente.

10 milhões de clientes

O CEO da HBO, Richard Plepler, disse que busca atingir um total estimado de 10 milhões de clientes para o serviço de internet que não assinam TV a cabo ou por satélite. Plepler disse que quer trabalhar com distribuidores de longa data do serviço de cabo e também com novas empresas.

Em outubro, a Time Warner Inc., empresa-mãe da HBO, anunciou que ofereceria o serviço de streaming de vídeo neste ano, separado do pacote de TV a cabo. De lá para cá, a HBO, que tem sede em Nova York, forneceu poucos detalhes a respeito do serviço.

Título em inglês: Apple, Google Said to Be in Talks With HBO to Carry Web Channel

Para entrar em contato com o repórter: Gerry Smith, em Nova York, gsmith233@bloomberg.net.