Topo

Tablet da Nokia tem pinta de iPad mini, interface elegante e custa US$ 200

Tablet N1, da Nokia, vem com sistema Android e interface Z Launcher  - Guilherme Tagiaroli/UOL
Tablet N1, da Nokia, vem com sistema Android e interface Z Launcher Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL*, em Barcelona

05/03/2015 12h36Atualizada em 10/03/2015 17h57

Estamos em 2015 e já é sabido que a Nokia vendeu a unidade de negócios móveis para a Microsoft. Ainda assim o braço tecnológico da companhia finlandesa (que atua em telecomunicações e no desenvolvimento de mapas) não ficou de fora do Mobile World Congress 2015, realizado em Barcelona (Espanha). Ela reservou para o maior evento de tecnologia móvel do mundo a apresentação do tablet N1.

O portátil -- diferente da plataforma da Microsoft, baseada em Windows-- vem com Android Lollipop 5.0 e o Z Launcher (programa que muda a interface gráfica no sistema operacional do Google). Desenvolvido pela própria Nokia, o software deixa o Android com um dos melhores "designs" já vistos pela reportagem.

O Z Launcher ainda não está disponível no Brasil. Em linhas gerais, ele altera o visual dos ícones e a fonte do sistema, deixando o ambiente minimalista. O software simplifica as telas iniciais e deixa apenas dois espaços: uma com os apps mais usados (inicial) e outra com todos os programas instalados no tablet em ordem alfabética.

É possível ainda fazer buscas escrevendo na tela. Ao desenhar a letra “G”, ele procura contatos e aplicativos que contenham essa letra no início.

Por fora, o aparelho parece um iPad mini, dada a semelhança até no acabamento de alumínio que reveste todo o portátil da empresa finlandesa. A "coincidência" não para por aí: até o tamanho da tela é o mesmo: 7,9 polegadas.

No que diz respeito ao hardware, o tablet N1 tem processador Intel quad-core (quatro núcleos) de 2,3 GHz, 2 GB de RAM, 32 GB para armazenamento e duas câmeras (uma de 8 megapixels na traseira e outra frontal de 5 megapixels). O portátil só é vendido com conectividade Wi-Fi.

No teste, o N1 funcionou com fluidez e sem travamentos (apesar da camada de software --o Z Launcher-- adicional no portátil). Disponível apenas na China e por cerca de US$ 200, o tablet tem acabamento elaborado e até parece mais caro que isso. Resta apenas saber se a empresa finlandesa o lançará em outros mercados. 

*O jornalista viajou a convite da Samsung.