Topo

Desenvolvedora dá dicas tecnológicas para empreendedoras terem sucesso

Camila Achutti, desenvolvedora e embaixadora da iniciativa Technovation Challenge - Larissa Leiros Baroni/UOL
Camila Achutti, desenvolvedora e embaixadora da iniciativa Technovation Challenge Imagem: Larissa Leiros Baroni/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/03/2015 19h35

O cenário tecnológico ainda é majoritariamente masculino. Porém, não é uma área “proibida” para mulheres que se interessem pelo tema. É esse o trabalho de evangelização de Camila Archutti, desenvolvedora e embaixadora da iniciativa Technovation Challenge, que incentiva meninas a programarem.

Camila foi uma das palestrantes do painel “Como a tecnologia pode ajudar as empreendedoras?”, realizado em São Paulo nesta quarta-feira (10), pela ocasião da semana da mulher na tecnologia. Na semana de 9 a 13, haverá uma série de eventos gratuitos dedicados à valorização e ao incentivo da presença feminina no setor tecnológico.

Em sua exposição, a desenvolvedora deu dicas sobre como empreendedoras podem usar a tecnologia para aumentar a produtividade e quais critérios devem ser considerados para se ter uma presença online efetiva:

APROVEITANDO O TEMPO

Tenha o hábito de escrever suas tarefas

Empreender exige que a pessoa realize muitas tarefas em um tempo reduzido. Uma sugestão é fazer listas. Há uma série de ferramentas virtuais para fazer isso, como a plataforma any.do ou a OneNote, da Microsoft.

Ambas podem ser acessadas pela internet ou por um aplicativo móvel e contam com mecanismos de notificação.

Além disso, Camila sugere a leitura do livro “A arte de fazer acontecer” (David Allen). Nele, o autor diz, entre outras coisas, que a criação de listas para distintos contextos ajuda a concretizar as funções planejadas. Além disso, aconselha que tarefas que podem ser realizadas em menos de dois minutos devem ser executadas imediatamente.

Outra dica é o método Pomodoro, idealizado pelo empresário italiano Francesco Cirillo.

Basicamente, o Cirillo sugere a criação de períodos de trabalho intenso (25 minutos), seguidos de pausas curtas de 3 a 5 minutos. A ideia do método é ajudar pessoas que têm problema em se concentrar em determinada atividade.

Bloqueie distrações

Se depender de nossa vontade, podemos passar horas navegando na internet. Para resolver o problema com a procrastinação, uma solução é o programa Cold Turkey.

Após baixá-lo, o usuário consegue bloquear sites, aplicações e ainda configurar um tempo específico que alguns recursos ficarão indisponíveis – ideal para aqueles momentos de estudo para prova ou para finalizar algum projeto na companhia.

O programa é gratuito. No entanto, é possível pagar para ter mais opções de personalização de bloqueio do computador.

Saiba o que precisa ser feito

No ambiente profissional, é importante ter uma visão geral do que deve ser feito e do status das tarefas. Para essa função, uma sugestão é a ferramenta Trello, que funciona diretamente na web e em aplicativos móveis.

Nela, o usuário pode criar três colunas: a fazer, fazendo, concluído. Conforme vai mudando o status das tarefas, basta que a pessoa mova para a coluna correspondente.

Além disso, a ferramenta também ajuda para quem trabalha em grupo. É possível que um administrador delegue tarefas para outras pessoas (desde que elas também estejam cadastradas) no Trello.

PRESENÇA DIGITAL

Pense como atingir melhor seu público

É importante que as empresas tenham uma presença digital para serem vistas. No entanto, segundo Camila, um erro primário é que muitos empreendedores pensam logo de cara em fazer um aplicativo.

“A pessoa precisa saber o tipo de público que ela quer atingir. Às vezes, pode ser que uma página no Facebook resolva ou que ela tenha um site responsivo [que se adapta para telas de computadores e de smartphones]”, disse.

Há diversas plataformas de desenvolvimento de sites. É possível, sem saber uma linha de código, criar um site no WordPress, Wix, SquareSpace, Strikingly, entre outros.

Há ainda serviços pagos que auxiliam na criação de páginas responsivas, como o serviço Site Pronto, do UOL Host.

Saiba o que você quer em seu app

Para empreendedoras que pensam em fazer um aplicativo, há alguns passos antes do desenvolvimento em si. É importante fazer a “prototipagem”, que no jargão técnico significa como a pessoa quer o programa e os tipos de ações que ele deve realizar.

Há algumas ferramentas que ajudam a criar o “fluxo” do aplicativo, como transições, menus ou ações executadas. MarvelApp e o Pop são alguns exemplos. Eles contam com um app móvel para fotografar rascunhos feitos em papel para facilitar o processo.

Com um modelo desses, fica mais fácil discutir uma ideia do aplicativo com um desenvolvedor.