Topo

Malwarebytes Anti-Malware promete encontrar o que antivírus deixam passar

O programa, que é gratuito, detecta e remove traços de worms, trojans, rootikits, rogues, spywares e vários outros tipos de infestação de PCs - Reprodução
O programa, que é gratuito, detecta e remove traços de worms, trojans, rootikits, rogues, spywares e vários outros tipos de infestação de PCs Imagem: Reprodução

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

11/03/2015 06h00

A leitora Maria entrou em contato com o UOL Tecnologia preocupada com a segurança em seu computador. Ela diz que já usou antivírus como Avast e AVG, mas que gostaria de indicações de outro programa de segurança.

O Malwarebytes Anti-Malware é um programa gratuito que detecta e remove traços de worms, trojans, rootikits, rogues, spywares e vários outros tipos de infestação de PCs. Com uma interface fácil, intuitiva e totalmente em português, o software pode ser uma boa pedida para manter ameaças silenciosas fora dos seus equipamentos.

Na tela inicial, ou "Painel", o programa dá todas as informações básicas para o usuário. Lá é possível visualizar o tipo de licença, versão da base de dados, progresso de verificações e a proteção em tempo real. Essa última está disponível apenas aos usuários que contratam a versão Premium do Malwarebytes (custa R$ 76,57, por um ano).

A aba "Verificar" é responsável por mostrar o status das verificações do sistema. Lá é possível acompanhar seu processo, objetos já analisados, malwares detectados, tempo decorrido e a unidade do computador que o programa está verificando no momento. Além de checar o sistema como um todo, é possível usar a função "Verificação Personalizada" e escolher em qual pasta o programa irá atuar ou a "Verificação Rápida" que procura ameaças ativas.

Durante a verificação, ele detecta e remove malwares que podem ter passado batido pela varredura de um antivírus. Por isso, um não substitui o outro, o ideal é ter os dois instalados em sua máquina. O Malwarebytes (versão gratuita) também remove rootkits -- tipo de malware que camufla arquivos infectados durante uma verificação -- e repara seus danos.

Em "Configurações", o usuário pode excluir itens suspeitos que o programa enviou para quarentena e ajustar as opções de detecção do Malwarebytes. O UOL Tecnologia recomenda que esses ajustes sejam feitos apenas por usuários avançados --as configurações padrão funcionam muito bem para quem realiza tarefas e downloads comuns.

É necessário fazer atualizações diárias para manter o programa pronto para todo o tipo de nova ameaça. Apesar de ser uma das boas características do Malwarebytes, as janelas de notificações --que avisam quando ele está desatualizado-- podem incomodar. O software dá a opção de desativá-las. Nos testes realizados pela reportagem, optou-se por mantê-las ativas para garantir uma proteção mais completa para o computador.

O programa é discreto. Com ele rodando, é possível iniciar uma verificação e prosseguir com as tarefas diárias no computador sem interrupção. No geral, o software cumpre sua função de maneira eficiente e, além da interface bacana, ele é bastante simples e facilita o uso para todos os tipos de usuário.

Além da versão para PC, o Malwarebytes também tem um aplicativo gratuito e em português para aparelhos Android.