Topo

Em brincadeira, homem ameça se suicidar no Facebook e vai preso

Do UOL, em São Paulo

20/03/2015 11h24

Um homem quis testar o sistema de prevenção de suicídio do Facebook e acabou se dando mal. O eletricista Shane Tusch, 48, que vive em San Mateo (Califórnia, EUA), publicou em seu perfil ia se suicidar. Ele, porém, foi preso e ficou em uma instituição psiquiátrica quase três dias pela brincadeira. As informações são da "BBC".

Na publicação, Tusch disse especificamente que ia se enforcar na Golden Gate Bridge, uma famosa ponte que fica em San Francisco, na Califórnia. Um usuário, preocupado com o post, o denunciou ao Facebook.

Segundo o norte-americano, foi negado qualquer tipo de cuidado humano e ele teve de passar por uma séria de testes médicos. Sem contar que a conta dele ficou "bloqueada" no Facebook.

Após uma recente mudança, o Facebook passou a permitir que usuários notifiquem a rede em casos de suspeita de suicídio. Além disso, se a rede achar que existe tendências suicidas em um dos perfis cadastrados no site, eles oferecem algum tipo de ajuda (como contar a um amigo ou entrar em contato com algum profissional). Por enquanto, essas funcionalidades só funcionam nos Estados Unidos.

Após a experiência, Tusch disse que o que ocorreu com ele mostra como a forma de lidar com o problema é perigosa. "O Facebook deve deixar os casos de prevenção de suicídio para a família e amigos", afirmou ao explicar que achou exagerada a forma como foi tratado.

A Consumer Watchdog, uma instituição sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos consumidores, disse que o Facebook facilitou que a liberdade de um homem fosse privada por 70 horas e que outras vítimas inocentes serão "pegas" se a rede não melhorar seu sistema.

De acordo com a "BBC", o Facebook ainda não se pronunciou sobre o caso.