Topo

Primeiro carro sedã 3D faz teste-drive pelas ruas de província chinesa

Do UOL, em São Paulo

25/03/2015 18h01

O primeiro carro sedã fabricado por uma impressora 3D foi submetido a um teste-drive pelas ruas de Hainan, a menor província da China, nesta quarta-feira (25).

Com 1,63 metros de largura e 3,6 metros de comprimento, o veículo de 500 kg foi impresso com materiais de baixo custo em cinco dias, segundo a empresa chinesa Sanya Sihai, responsável pela criação, que não revelou o custo da impressão.  

A carroceria é o único componente do veículo feito com a impressora 3D. Os demais itens, tais como faróis, rodas, motor, bancos e retrovisores, foram produzidos em linhas de montagens tradicionais e adaptados ao modelo.

O veículo é alimentado por baterias recarregáveis e pode viajar a uma velocidade máxima de 25 km/h.

Primeiro carro 3D do mundo

Em janeiro deste ano, a Local Motors apresentou à imprensa o primeiro carro do mundo criado a partir de uma impressora 3-D na Naias (North American International Auto Show), realizada em Detroit, Michigan (EUA).

A empresa de tecnologia automotiva levou 44 horas para imprimir o modelo chamado Strati. A estrutura de plástico é composta por uma única peça, à qual são acoplados componentes como motor, suspensão e bateria.

A estimativa é de que o modelo seja comercializado a partir de 2015, por preço não divulgado. A empresa informa que já são aceitas reservas para futuras encomendas.