Topo

Economize vida útil da bateria com ajustes em configurações do smartphone

Carat, um aplicativo gratuito que avalia o consumo da bateria do smartphone e propõe medidas de economia - Divulgação
Carat, um aplicativo gratuito que avalia o consumo da bateria do smartphone e propõe medidas de economia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 19h01

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, revelou ser possível prolongar a vida útil da bateria de um smartphone a partir de ajustes nas configurações do dispositivo.

Segundo o estudo, algumas configurações do sistema --tais como o brilho da tela e a conectividade da rede-- têm uma relação direta e significativa com o consumo de energia e podem ser facilmente ajustáveis. A dificuldade, como aponta os pesquisadores, está em prever esses impactos.

Foi exatamente por esse motivo que um grupo de cientistas da computação ligados à universidade finlandesa resolveu criar um novo método de medição. Para chegar a esse modelo, foram avaliados cerca de 150 mil smartphones e tablets, levando em consideração o uso diário dos dispositivos, além de um conjunto com medições de alta precisão específicas de laboratório.

A pesquisa aponta que a queda de uma barra da força do sinal wi-fi pode causar mais de 13% de perda de vida útil da bateria. Já a alta temperatura pode causar uma perda de 50%, mas essa temperatura nem sempre está relacionada à alta carga de CPU. O brilho da tela automático, como apontam os pesquisadores, tende a ser melhor do que o ajuste manual.

Os resultados possibilitaram a criação do Carat, um aplicativo gratuito que avalia o consumo da bateria do smartphone e propõe medidas de economia. Também disponibiliza recomendações personalizadas para melhorar a vida da bateria. O app está disponível para Android (http://zip.net/bhq0BF) e para iOS (http://zip.net/bbq0vl).