Topo

Mulher tem fotos apagadas do Instagram por mostrar menstruação

A poeta Rupi Kaur teve fotos apagadas do Instagram por mostrarem uma menstruação; a rede social reconheceu o erro e pediu desculpas a ela - Reprodução/Instagram/rupikaur_
A poeta Rupi Kaur teve fotos apagadas do Instagram por mostrarem uma menstruação; a rede social reconheceu o erro e pediu desculpas a ela Imagem: Reprodução/Instagram/rupikaur_

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 16h36

A poeta Rupi Kaur teve duas fotos removidas no Instagram. Nas duas fotos, Rupi aparecia completamente vestida. Porém, há manchas de sangue provocadas por menstruação (não é especificado se é real ou não).  Por essa razão, suas fotos foram apagadas por violarem os termos de conduta da rede. As informações são do site norte-americano “Mashable”.

Com a imagem, Rupi queria chamar a atenção para a questão da menstruação, que é algo natural, mas ainda é tratada como tabu pela sociedade. Ela, inclusive, informou em um post publicado no Facebook que já esperava esse tipo de comportamento da rede social.

"Não vou perdoá-los por alimentar o ego e o orgulho de uma sociedade misógina, que não aceita um pouco de sangue, quando as páginas do Instagram estão cheias de fotos e contas com mulheres (muitas menores de idade) que são tratadas como objeto ou usadas para pornografia", disse a poeta.

Segundo os termos do Instagram, são proibidas fotos de nudez, atos sexuais e violência -- nenhum desses elementos estava presente nas fotos publicadas por Rupi Kaur.

Após a repercussão, o Instagram se pronunciou e disse que houve um erro de julgamento da equipe. 

"Quando nossa equipe processa requisições feitas por outros membros da comunidade do Instagram, nós, às vezes, cometemos erros. Neste caso, equivocadamente, removemos o conteúdo e trabalhamos para retificar nossa ação o mais rápido após estarmos a par do que havia ocorrido. Pedimos desculpas pelo incômodo", disse uma porta-voz do Instagram ao "Mashable" sobre o incidente.