Topo

Opss! Falhas técnicas fazem grandes nomes da tecnologia pagarem micos; veja

Do UOL, em São Paulo

28/03/2015 06h00

Quem nunca ficou na mão, passou vergonha ou no mínimo se irritou por causa de uma falha tecnológica? Nem mesmo os grandes nomes do mundo da tecnologia --e isso inclui nada mais e nada menos do que Bill Gates e Steve Jobs-- escaparam dessa. E, não à toa, entram para a lista dos maiores micos da área selecionados pelo UOL.

O mais marcante deles foi a aparição da tela azul da morte, que ocorre quando há um erro grave no sistema, durante a apresentação de melhorias da segunda edição do Windows 98. E não é que o cofundador da Microsoft até que se saiu muito bem dessa saia justa. "Deve ser por isso que nós ainda não começamos a vendê-lo", disse Bill Gates ao público.

Opss! Não é que o tablet Surface, também da Microsoft, resolveu não funcionar bem logo no dia do seu lançamento mundial, realizado em Los Angeles (EUA), em junho de 2012. Steven Sinofsky, presidente da Divisão Windows, precisou substituir o dispositivo para apresentar as funcionalidades da novidade da marca. "Desculpa, só um segundo", afirmou ele.

Não podemos esquecer que a Microsoft também empregou o maior pagador de mico de todos os tempos. O ex-diretor-executivo da gigante Steve Ballmer ganhou esse apelido durante uma apresentação para funcionários no ano 2000. Na tentativa de inspirar e motivar os colaboradores, ele entrou gritando no palco e iniciou sua fala com a seguinte frase: "Eu amo essa empresa". O vídeo se tornou viral na internet, assim como alguns outros comerciais da marca em que aparece.

A Apple também tem história para contar. Durante a demonstração do iPhone 4, em junho de 2010, Steve Jobs enfrentou falhas técnicas com o Wi-Fi e chegou, inclusive, a pedir a todos os presentes para se desconectarem da internet. Pode isso? O cofundador da empresa da maçã, no entanto, levou tudo com muito bom humor.

E o mais recente dos casos ocorreu em 2014 com o surto do diretor de cinema Michael Bay na apresentação dos televisores curvos da Samsung. Ele teve problemas com o teleprompter e sem conseguir improvisar o diretor simplesmente deixou o palco e o vice-presidente da Samsung "falando sozinho".

Quais serão os próximos micos? O UOL Tecnologia está de olho!