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Primeira Apple Store de São Paulo vai ficar em shopping na zona sul

Apple confirma abertura de loja em shopping no Morumbi, em São Paulo; estabelecimento é o segundo do Brasil e ainda não tem data oficial - Guilherme Tagiaroli/UOL
Apple confirma abertura de loja em shopping no Morumbi, em São Paulo; estabelecimento é o segundo do Brasil e ainda não tem data oficial Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 10h11Atualizada em 08/04/2015 18h04

A primeira loja da Apple na cidade de São Paulo será no shopping Morumbi, localizado na zona sul da cidade. Após a publicação de uma série de notícias sobre o estabelecimento, a empresa norte-americana confirmou apenas nesta quarta-feira (1º) a abertura da segunda Apple Store no Brasil -- a primeiro foi aberta no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014.

A Apple Store do shopping Morumbi ficará no primeiro andar, próximo às lojas da operadora Vivo e da Hering. É possível ter uma noção de como ela será olhando a fachada do lado de fora do shopping, onde a companhia deve colocar o símbolo da maçã mordida. 
Fachada da loja da Apple no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo - Guilherme Tagiaroli/UOL - Guilherme Tagiaroli/UOL
Fachada da loja da Apple no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo
Imagem: Guilherme Tagiaroli/UOL

Por enquanto, a companhia não revela planos de quando a Apple Store de São Paulo vai abrir. No ano passado, a confirmação da Apple Store no Rio de Janeiro ocorreu no dia 23 de janeiro. E a abertura do estabelecimento foi em 13 de fevereiro. Se a companhia utilizar a mesma lógica, a loja deve estar aberta até o fim de abril.

Diferente das autorizadas da Apple, as Apple Stores costumam oferecer uma série de serviços além da venda de produtos. Nessas lojas cuidadas pela própria empresa da maçã são oferecidos treinamentos para consumidores, workshops sobre determinados produtos e softwares e assistência técnica.

Lojas da Apple

A biografia "Steve Jobs", escrita por Walter Isaacson (Companhia das Letras), tem um capítulo dedicado às lojas físicas da Apple. O conceito surgiu de uma necessidade da empresa em se diferenciar: "Ele [Jobs] não queria que um iMac fosse posto na prateleira entre um Dell e um Compaq, enquanto um vendedor de uniforme recitava as especificações de cada um".

O cofundador da Apple envolveu-se diretamente com a criação do conceito das lojas.

Ele dava atenção especial às escadas, item no qual sempre sugeria mudanças. "Seu nome está na lista de principal inventor de dois pedidos de patente de escadas – um para o modelo transparente que tem todos os degraus de vidro e suporte de vidro fundidos com titânio, e outro para o sistema de engenharia que usa uma unidade monolítica de vidro com múltiplas lâminas de vidro coladas para suportar o peso", relata o livro.

Aberta em 2006, a loja da Quinta Avenida (Nova York) reúne diversas paixões de Jobs: um cubo, uma escada e muito vidro. Ela fica aberta 24 horas, sete dias por semana. "Essa loja rende mais por metro quadrado do que qualquer outra do mundo", disse Jobs, em 2010.

Ainda de acordo com a publicação, o cofundador da Apple conseguiu criar um clima de grande expectativa em torno das inaugurações, da mesma forma como preparava lançamentos de produtos. Segundo o livro, em 2010 esses estabelecimentos foram responsáveis por 15% dos rendimentos da empresa.