Topo

Macacos impedem expansão de internet na Índia por comerem fibra óptica

Imagem de 2009 mostra macaco mordendo fio na cidade de Calcutá; primatas têm comido fibra óptica e impedido expansão de internet na cidade de Varanasi - Parth Sanyal/Reuters
Imagem de 2009 mostra macaco mordendo fio na cidade de Calcutá; primatas têm comido fibra óptica e impedido expansão de internet na cidade de Varanasi Imagem: Parth Sanyal/Reuters

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 11h20

A Índia lançou recentemente um plano para expandir banda larga pelo país. No entanto, o país tem enfrentado problemas (alguns antigos, inclusive) como: quedas de fornecimento de energia, falta de planejamento, cidades superpopulosas e macacos. Segundo o governo, o apetite dos primatas tem impedido o crescimento de cidades conectadas.

Um dos principais problemas é a populosa cidade de Varanasi, que tem mais de 3.000 anos. Segundo a tradição, os hindus iam até o local para morrer, pois acreditavam que seriam salvos por estar num solo sagrado.

Na cidade, há centenas de macacos que vivem em templos. Eles são alimentados e venerados por devotos. Porém os primatas também gostam de comer cabos de fibra óptica que são fixados ao longo das margens do rio Ganges.

"Nós não podemos tirar os templos de lá ou modificar qualquer coisa", disse o engenheiro de comunicações A.P. Srivastava, que é um dos responsáveis pelo projeto de expansão de internet no país.

Segundo Srivastava, sua equipe teve que substituir os cabos de fibra óptica em menos de dois meses após a instalação ao longo do rio Ganges.

Há duas possíveis alternativas para tentar solucionar o problema: usar cabeamento subterrâneo, o que tornaria o trabalho muito difícil, pois as construções são amontoadas; ou caçar os macacos e prendê-los, o que, provavelmente, revoltaria a população local e os visitantes dos templos.

A cidade de Varanasi foi a primeira das 2.500 localidades planejadas pelo governo a ter uma conexão Wi-Fi nas ruas.

A ideia do governo é usar mais de 700 mil km de cabos para conectar 250 mil vilarejos da Índia nos próximos três anos. Com a operação, as autoridades querem transformar serviços públicos, como educação e saúde, em plataformas eletrônicas para melhorar o acesso e a prestação de contas à população.

No início do ano, o Vietnã enfrentou instabilidade de internet causada por mordidas de tubarão. Os peixes comiam cabos de fibra óptica submarinos pensando que se tratava de cardumes. (Com agências internacionais)