Topo

Microsoft Lumia 435 tem configurações medianas e preço atraente

Câmeras e hardware não tão potente podem decepcionar alguns usuários exigentes - Divulgação
Câmeras e hardware não tão potente podem decepcionar alguns usuários exigentes Imagem: Divulgação

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

06/04/2015 06h00

O Microsoft Lumia 435 Dual SIM tem características medianas dentro de uma carcaça muito bacana. A câmera frontal VGA e o hardware não tão potente podem decepcionar alguns usuários exigentes, mas o smartphone é recheado de aplicativos e funções bacanas para auxiliar no dia a dia. O preço de R$ 330 também vale a pena para quem procura um aparelho básico com boa duração de bateria (cerca de 30 horas, em uso intenso). 

O Lumia 435 tem um design moderno e bastante interessante. A tela é levemente elevada com relação à carcaça e dá a impressão de que o display foi encaixado em uma caixa colorida. A versão comum está disponível nas cores preta e branca, já a com TV Digital também tem opções em verde e laranja. Quadradão e com laterais arredondadas, ele tem aparência caprichada.

Com relação ao hardware, o Lumia 435 roda Windows Phone 8.1 com Lumia Denin (atualização do sistema), processador Qualcomm Snapdragon 200 dual-core de 1,2 GHz, memória RAM de 1 GB e 8 GB de armazenamento interno. A Microsoft ainda capricha na memória extra com 30 GB gratuito no OneDrive e espaço para microSD de até 128 GB.

O áudio não impressiona, mas o aparelho reproduz canções de forma aceitável (sem chiados, mas também sem volumes mais altos). A reprodução de vídeo surpreende se for levado em conta o tamanho da tela, com apenas 4 polegadas. As imagens são bastante claras e coloridas, sem distorções.

Cheio de aplicativos próprios, o smartphone pode auxiliar o usuário em algumas tarefas diárias ou específicas. O Saúde e Bem-Estar ajuda a controlar alimentos e calorias ingeridos durante o dia. O app Viagem é bastante intuitivo e traz roteiros de viagens e notícias sobre pontos turísticos. Já o Lumia Selfie ajuda a otimizar a captura de fotos com a câmera frontal.

As câmeras do aparelho não são nada potentes, no entanto podem cumprir a demanda de usuários pouco exigentes. A traseira com seus 2 megapixels faz fotos coloridas e claras, desde que esteja em um ambiente iluminado. Já a frontal, VGA, oferece fotos levemente opacas e sem resolução. O modelo testado pelo UOL Tecnologia ainda tinha algumas manchas avermelhadas nos cantos das telas, porém o tom não apareceu nas fotos após a captura.

Enquanto as câmeras podem desapontar alguns, a agilidade e conectividade do aparelho podem ser úteis para outros, além do fato de o aparelho ser Dual SIM. Durante os testes do UOL Tecnologia, o smartphone não travou nenhuma vez, mesmo realizando várias tarefas ao mesmo tempo. Ele também se conectou rapidamente à internet Wi-Fi e à conexão Bluetooth.

Direto ao ponto: Microsoft Lumia 435 Dual SIM

  • Tela: 4 polegadas de alta definição (480 x 800 pixels)
  • Sistema Operacional: Windows Phone 8.1
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 200 dual-core (dois núcleos) de 1,2 GHz
  • Memória: 1 GB de RAM e 8 GB (compatível com microSD de até 128 GB) para armazenamento
  • Câmeras: VGA (frontal) e 2 megapixels (principal)
  • Dimensões: 6,4 x 11,8 x 1,1 cm; 134 gramas
  • Conexões: Wi-Fi, 3G, Bluetooth
  • Preço sugerido: R$ 330
  • Pontos positivos: Preço sugerido, desempenho, duração da bateria.
  • Pontos negativos: Câmeras com poucos megapixels, áudio não impressiona.