Topo

Apple Watch tem lançamento silencioso e sem filas na Europa e na Ásia

10.abr.2015 - Cliente testa o novo Apple Watch em loja da empresa norte-americana em Sydney - David Gray/Reuters
10.abr.2015 - Cliente testa o novo Apple Watch em loja da empresa norte-americana em Sydney Imagem: David Gray/Reuters

Tim Higgins

Em San Francisco

10/04/2015 12h58

No lançamento do relógio da Apple Inc., Tim Cook queria acabar com as filas intermináveis que os fãs se acostumaram a enfrentar no lançamento de qualquer produto novo. Funcionou bem até demais.

De Londres a Pequim, poucos clientes formaram filas antes da abertura das lojas da Apple, nesta sexta-feira, quando começaram as pré-encomendas. O primeiro novo aparelho vendido na gestão do CEO Cook está sendo oferecido em oito países e em Hong Kong, com entregas programadas para começarem em 24 de abril.

Isso faz parte do plano de Cook de acabar com as longas filas do lado de fora das lojas da Apple, que se tornaram marca registrada de seus lançamentos. Os fãs leais chegaram a ser ridicularizados pelas concorrentes em comerciais de TV. Na internet, contudo, a empresa começou a aceitar encomendas nesta sexta-feira, em torno de 3h10 em Nova York, e no Twitter os usuários comemoraram as aquisições bem-sucedidas.

"Consegui!!!", tuitou Gregg Mojica, às 3h16, em inglês. "Sim, fiz a pré-encomenda do meu #AppleWatch". Evan Manning, de Staten Island, tuitou que comprou um modelo de aço inoxidável de US$ 999: #AppleWatch HORA de Celebrar!!!!!''.

A Apple poderá receber 300.000 pré-encomendas nas primeiras 24 horas e vender 1 milhão de relógios durante o fim de semana de estreia, incluindo essas primeiras encomendas, segundo Gene Munster, analista da Piper Jaffray Cos. Ele está estimando que a empresa poderá vender 8 milhões de unidades neste ano fiscal, gerando US$ 4,4 bilhões em receita.

A Apple recebeu 4 milhões de pré-encomendas do iPhone 6 e do 6 Plus durante suas primeiras 24 horas, em setembro, e vendeu mais de 10 milhões durante o primeiro fim de semana, um recorde.

Estreia na Ásia

No país que a Apple Inc. chama de seu mercado mais importante fora dos EUA, apenas 14 pessoas formaram fila do lado de fora de sua loja em Pequim, nesta sexta-feira, para ver pela primeira vez o novo relógio inteligente da empresa. Os devotos da marca de Pequim começaram a formar fila perto das 6h para a abertura da loja, às 9h.

"Eu precisava estar aqui", disse Lloyd Yu, um funcionário administrativo de 29 anos, que carregava um iPhone 6 e um iPhone 6 Plus. "Tudo o que a Apple fabricar eu comprarei pelo menos um".

Contudo, a reação na capital chinesa contrasta com os lançamentos de aparelhos anteriores, nos quais multidões de centenas de pessoas formavam filas e algumas atiravam ovos nas lojas quando não havia iPhones disponíveis. Cook disse que a China, que tem 1,3 bilhão de usuários de telefonia celular, deverá ultrapassar os EUA como maior mercado da empresa. Horas antes do lançamento em Pequim, onde os clientes podiam testar o relógio inteligente, cerca de 100 pessoas formavam fila do lado de fora da loja da Apple em Sydney.

Encomendas on-line

A Apple recomendou que os compradores fizessem agendamentos em seu site para testar os relógios, que são vendidos em uma faixa de US$ 349 a US$ 17.000 nos EUA. Os agendamentos e as vendas iniciais apenas pela internet marcam uma mudança significativa para a Apple, que está oferecendo seu primeiro novo produto desde o lançamento do iPad, cinco anos atrás.

O site da Apple mostrava atrasos de até seis semanas para o envio de alguns modelos, minutos após o início das vendas. A versão top de linha em ouro só chegará às mãos dos compradores em junho, segundo o site.

Europa

No Covent Garden, em Londres, onde mais de 1.000 pessoas formaram fila pelos novos iPhones no ano passado, as barreiras de metal permaneceram sem uso, empilhadas do lado de fora da loja. Uma hora antes de as portas abrirem, um punhado de seguranças eram as únicas pessoas do lado de fora.

Na Galeries Lafayette, em Paris, que abriu meia hora mais cedo que o normal apenas para os clientes do relógio, uma fila de 16 potenciais compradores havia se formado às 9h, número menor que o de 17 funcionários e seguranças da Apple. Os clientes receberam senhas para voltarem em grupos menores e verem uma demonstração.

O aparelho será exibido em lojas da empresa na Austrália, no Canadá, na China, na França, na Alemanha, em Hong Kong, no Japão, na Inglaterra e nos EUA. Além disso, a Apple está realizando uma pré-estreia do relógio na Galeries Lafayette, na Isetan, em Tóquio, na Selfridges, em Londres, e em revendedores autorizados selecionados no Japão e na China.

O relógio, que tem uma tela digital sensível ao toque (touch-screen), vem em dois tamanhos de face e três estilos e é oferecido com diferentes pulseiras. Ele diz a hora, para começar, e oferece recursos como monitoramento da saúde e dados fitness do usuário, mostra direções, envia mensagens e controla música. Há aplicativos disponíveis para compras, verificação de voos e monitoramento de resultados esportivos. O aparelho precisa ser emparelhado com um iPhone para funcionar.