Topo

Apple Watch ganha batalha da moda, mas Samsung apresenta vendas sólidas

Clientes enfrentam filas para testar Apple Watch durante a apresentação do dispositivo em uma loja de Hong Kong, na China - Dale de La Rey/AFP
Clientes enfrentam filas para testar Apple Watch durante a apresentação do dispositivo em uma loja de Hong Kong, na China Imagem: Dale de La Rey/AFP

Mark Milian

14/04/2015 17h09

É provável que o Apple Watch acabe não sendo o aparelho mais vendido dos que chegaram às lojas na sexta-feira. Apesar do entusiasmo com o grande lançamento do dispositivo mais novo da Apple, que agora está disponível para ser testado nas lojas e para pedidos antecipados on-line, os modelos Samsung Galaxy S6 e S6 Edge estão acumulando vendas enormes de forma discreta, segundo estimativas de analistas.

Os novos smartphones da Samsung Electronics, que saíram à venda no dia 10 de abril, faturaram um montante estimado de 20 milhões de pedidos antecipados, segundo uma reportagem do "Korea Times".

Além disso, o jornal informa que se espera que a Samsung envie 10 milhões de unidades mais rapidamente do que com qualquer modelo anterior do Galaxy. O Galaxy S5 estabeleceu o recorde anterior com 25 dias, dois dias mais rápido do que o imensamente popular Galaxy S4. A T-Mobile US, a quarta maior operadora dos EUA, diz que suas primeiras vendas do S6 "quase dobram" as do S5. Os últimos modelos estão recebendo críticas elogiosas. (Sam Grobart, da Bloomberg Businessweek, os descreve como "chiques").

Expectativas

A Samsung espera que este seja o Galaxy S mais vendido da história, e a maioria dos analistas concorda. A IBK Securities prevê que o colosso coreano da eletrônica de consumo possa enviar até 55 milhões de modelos S6. Existem estimativas de vendas para o Apple Watch por todos os lados, mas nenhum analista importante se arriscou a palpitar vendas tão altas assim para 2015. A média de estimativas de cinco analistas consultados pela Bloomberg é de pouco menos de 14 milhões de unidades para o ano fiscal terminado em setembro. A Apple talvez tenha vendido 1 milhão de relógios no fim de semana, segundo as empresas de análise Cowen e Slice Intelligence.

Como ambos os produtos chegaram às lojas no mesmo dia, o Apple Watch e o Galaxy S6 estão concorrendo cabeça a cabeça por uma parcela da opinião favorável das pessoas e por sua renda disponível. A maioria dos americanos não vai gastar sua restituição de impostos em dois aparelhos caros de que não precisa.

Para obter uma medida do grau de interesse que os produtos estão suscitando nas pessoas, dados de buscas no Google mostram uma liderança considerável do Galaxy S6 no momento mais importante - agora mesmo, quando as pessoas vão às lojas ou procuram on-line para tomar uma decisão de compra.

Mercados desiguais

No entanto, relógios inteligentes e smartphones não são coisas iguais. O mercado global de smartphones poderia alcançar 28,1 milhões de unidades neste ano, e a Apple representaria mais de metade dessas vendas, segundo a empresa de pesquisa Strategy Analytics.

O começo antecipado da Samsung com seus relógios Gear não ajudou muito a combater o Apple Watch. Enquanto isso, a participação da Apple nos smartphones é de cerca de 15%, segundo a empresa de pesquisa IDC. Mas, considerando que o mercado era de 1,3 bilhão de unidades no ano passado, 15% não parece tão ruim assim. No ano passado, o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus atingiram a cobiçada marca de 10 milhões de unidades vendidas em um único fim de semana.

Portanto, apesar de ser possível que a Samsung ganhe a batalha da venda de aparelhos em abril, é improvável que seu Galaxy S6 destrone o iPhone 6. Se o impressionante trimestre de fim de ano da Apple não foi prova suficiente (74,5 milhões de iPhone vendidos), confira os dados do Google.