Topo

Falha no Google Maps mostra Edward Snowden dentro da Casa Branca

Usuário aproveita "falha" e insere local chamado "Edward Snow den" na Casa Branca - Reprodução/Google Maps
Usuário aproveita "falha" e insere local chamado "Edward Snow den" na Casa Branca Imagem: Reprodução/Google Maps

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 08h40Atualizada em 14/04/2015 09h46

Não é difícil incluir informações de um comércio no Google Maps (para isso, basta fazer um cadastro na ferramenta Google Meu Negócio). Aproveitando essa facilidade, um usuário fez algo improvável: usou uma "falha" do sistema de mapas para colocar Edward Snowden, ex-funcionário da NSA (agência de segurança dos EUA) e delator de um sistema internacional de espionagem, dentro da Casa Branca, a sede do governo dos Estados Unidos.

Segundo o site norte-americano "Marketing Land", que divulgou o fato nesta terça-feira (14), o problema ocorre com a forma como o Google monitora a listagem de negócios locais. Sabendo disso, uma pessoa colocou na Casa Branca a localidade "Edwards Snow den", no endereço: 1600 Pennsylvania Ave NW, Washington, DC 20500, USA.

Consultado pela página norte-americana, o Google disse que um usuário enganou seu sistema ao alterar um negócio local verificado.

A companhia informou que a maioria das alterações são positivas, mas, às vezes, alguns usuários utilizam o recurso para o mal. Eles comentaram que iriam apagar a publicação.

Em tempo, o governo dos Estados Unidos considera Snowden um inimigo de Estado por ter divulgado informações confidenciais de agências de segurança.