Topo

iOS: aprenda a configurar a assistente de voz Siri em português

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 06h00Atualizada em 14/04/2015 11h58

A nova atualização do sistema iOS (8.3) já está disponível para os usuários da Apple. Para os brasileiros, o principal atrativo do novo sistema é a possibilidade de usar a assistente de voz Siri em português. Além disso, novos emojis foram adicionados ao teclado do smartphone e alguns erros foram corrigidos.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

A função de assistência de voz é ativada quando o usuário pressiona o botão principal por alguns segundos e se destaca pela precisão e quantidade de funções. Assim como em inglês, o serviço funcionou sem erros quando testado em português pela equipe do UOL Tecnologia. As falas foram captadas com precisão, sem que tivessem de ser repetidas para reconhecimento.

Para começar a usar é preciso alterar o idioma nas configurações da Siri. O usuário deve fazer isso manualmente, após atualizar o sistema. Lembrando que o recurso só funciona a partir do iPhone 4S, no iPad a partir da terceira geração e no iPod touch a partir da 5ª geração. Além disso, o tutorial abaixo só funcionará para quem tem a versão 8.3 do iOS. Para atualizar, vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software.

Para alterar o idioma da Siri para português, siga os passos abaixo: