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Apple Store estreia em SP com Wi-Fi grátis, aulas e mesmos preços de site

Entrada de loja da Apple em São Paulo, no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo - Reinaldo Canato/UOL
Entrada de loja da Apple em São Paulo, no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

18/04/2015 06h01

Presente no Brasil há pelo menos 20 anos, a Apple estreia neste sábado (18) às 10h sua primeira Apple Store em São Paulo, no shopping Morumbi, na zona sul. A loja paulistana é a segunda na América Latina -- a primeira foi inaugurada no Rio de Janeiro em 2014.

As lojas da Apple costumam atrair os clientes pelo atendimento (os funcionários costumam esclarecer dúvidas simples na hora), pela conexão Wi-Fi gratuita e pelos produtos, que ficam expostos e podem ser testados pelos visitantes.

No que diz respeito a preços, a companhia segue uma política restrita. O consumidor não deve esperar que haja descontos no processo de aquisição de algum produto. O valor de todos os itens disponíveis na Apple Store é exatamente o mesmo da loja online da Apple.

Fora do país, várias Apple Stores contam com um sistema que recebe produtos antigos da marca e que valem um crédito na aquisição de um novo. De acordo com a companhia, eles ainda estão considerando como esse recurso funcionará no Brasil. Portanto, por enquanto, nada de desconto em um iPhone novo em troca de um modelo antigo.

Por ainda não ter nem previsão de venda no Brasil, o Apple Watch não estará nas lojas (nem na de São Paulo nem na do Rio de Janeiro), apesar de alguns cartazes do produto estarem espalhados pelo local.

Cadê os caixas?

As lojas da Apple não têm caixas no fim da loja, como a maioria dos estabelecimentos de shopping. Os funcionários responsáveis pela venda contam com iPhones equipados com um dispositivo que permite passar cartões. Caso a compra seja em dinheiro, o vendedor recolhe e depois traz o troco para o cliente.

O fundo da loja da companhia é importante, pois traz um dos diferenciais de uma Apple Store: a Genius Bar. Esse espaço, composto por balcões e bancos, é usado pela companhia para prestar esclarecimentos de como usar produtos Apple ou até assistência técnica em alguns casos.

“Ambiente de aprendizado”

Apesar de ser uma loja, a companhia costuma dizer que as Apple Stores são mais que um local para venda de produtos. “Não somos apenas uma loja, mas um ambiente de aprendizado”, disse Enrique Atienza, diretor sênior de marketing da Apple, durante apresentação da Apple Store Morumbi na última quinta-feira (16).

Na estreia, a companhia disse que desenvolverá projetos com escolas para os alunos conhecerem o local e que promoverá palestras com figuras “inspiradoras”. A primeira, marcada para 25 de abril, trará a equipe responsável pelo aplicativo Toca Boca, composta por brasileiros que vivem nos Estados Unidos.

Suporte técnico

Os clientes de produtos Apple podem marcar um horário pela internet para falar com um especialista na Genius Bar para resolver algum problema, se inscrever em “aulas” que ensinam como usar melhor os aparelhos da companhia ou ainda ter uma aula particular, em uma sessão “one to one” (um a um).

Nesse último caso, o consumidor deverá comprar uma assinatura para poder ter aulas privadas sobre recursos de computadores Mac.