Topo

WhatsApp começa a liberar recurso de chamada de voz para iPhone

Do UOL, em São Paulo

21/04/2015 15h44Atualizada em 18/07/2020 07h19

Uma atualização do WhatsApp liberada nesta terça-feira (11) começa a liberar o recurso de chamada de voz para donos de iPhone. A funcionalidade está disponível para alguns usuários do sistema Android desde março.

De acordo com a página do WhatsApp na loja de aplicativos da Apple, as chamadas de voz pelo WhatsApp serão liberadas gradualmente nas próximas semanas.

"[O recurso] Chamadas pelo WhatsApp usa sua conexão à internet em vez de seu plano de voz. Tarifas de dados podem ser aplicadas", explica a empresa na descrição do aplicativo.

A reportagem baixou a versão 2.12.1, que habilita a chamada de voz. Porém, não houve nenhuma mudança na interface, nem símbolo de telefone próximo aos contatos.

No Android, ocorria o mesmo no início. Com o tempo, era preciso receber uma ligação-convite de algum usuário, o que fazia mudar a interface e habilitar a guia "ligações".

Além das chamadas de voz, essa nova versão do WhatsApp habilita o aplicativo na opção de compartilhamento do iOS 8 — basicamente, o aplicativo entrará na área de compartilhamento do sistema, o que facilitará no envio de links, fotos ou vídeos para contatos.

E no Android, funciona?

Durante os testes da reportagem feitos em março, a ligação pelo WhatsApp funcionou apenas uma vez em mais de 20 tentativas feitas (inclusive, para o mesmo número em que houve sucesso). Na maioria das vezes, o destinatário chegava a receber a ligação, mas na hora de atender a ligação caia. Nas redes sociais, há diversos relatos de pessoas que utilizam o recurso sem problemas. Já outros dizem que a voz sai metalizada durante as conversas.

Outro fator importante que o usuário deve ter em conta é que a chamada de voz pelo WhatsApp trata-se de uma ligação Voip (voz sobre IP), portanto ela consome dados do plano de internet móvel.