Topo

Waze vai exibir alertas de sequestro e omissão de socorro em Los Angeles

Como os alertas sobre sequestros devem aparecer no app Waze - Divulgação
Como os alertas sobre sequestros devem aparecer no app Waze Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/04/2015 18h00

O aplicativo de trânsito Waze passará a emitir alertas de suspeitas de sequestros e omissão de socorro aos motoristas de Los Angeles, nos Estados Unidos. As mudanças serão propiciadas mediante uma parceria entre o Google e o prefeito da cidade americana, Eric Garcetti.

O acordo --firmado na última segunda-feira (20), mas anunciado à imprensa nesta quarta-feira (22)-- prevê o compartilhamento de dados entre a gigante da tecnologia e o munícipio.

Os departamentos de trânsito da cidade contribuirão com o Waze com informações sobre obras, filmagens, bloqueio em estradas e outros eventos que afetem as ruas de Los Angeles. Em contrapartida, o app vai fornecer às autoridades locais em tempo real as notificações relatadas pelos usuários.

Aos motoristas de Los Angeles, o Waze já teria, inclusive, começado a exibir o fechamento de ruas, como anunciou Garcetti. O prefeito disse ainda que "nos próximos meses" serão liberados também alertas sobre acidentes que envolvam omissão de socorros, bem como sobre casos suspeitos de sequestros.

Esse tipo de alerta, de acordo com as autoridades, devem motivar os usuários a relatarem o que viram à polícia e contribuir com a identificação dos responsáveis pelos atos ilícitos. Na cidade, há cerca de 1,3 milhão de motoristas conectados ao aplicativo.

Em janeiro de 2015, o chefe da polícia de Los Angeles Charlie Beck se reuniu a outros xerifes americanos para enviar uma carta ao Google alegando que o Waze poderia colocar em risco a segurança dos policiais, indicando a atuação das blitz. 

Segundo o documento, o app poderia ser utilizado por aqueles que queriam rastrear e prejudicar policiais.