Topo

Aplicativos para celular substituem panelas em onda de protestos

Aplicativo "Panelaço Virtual" está disponível para Android desde 10 de março - Reprodução
Aplicativo 'Panelaço Virtual' está disponível para Android desde 10 de março Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/05/2015 13h51

Após o panelaço durante o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff em rede nacional em 8 de março, começou a proliferar uma série de aplicativos que emitem barulhos de panelas para mostrar apoio à onda de protestos.

A plataforma Android, que é a mais popular no Brasil, é a que mais concentra aplicativos de protestos. Já foram lançados pelo menos cinco programas que simulam o barulho de panelas. Alguns títulos: "Panelaço & Vuvuzela" (lançado em 10 de abril), "Panelaço Brasil" (lançado em 5 de maio), "Kit Panelaço" (lançado em 10 de março), "Panelaço" (lançado em 18 de março) e "Panelaço App" (lançado em 6 de abril).

“Não estrague suas panelas para manifestar sua opinião”, diz a descrição do aplicativo "Panelaço", uma das opções desenvolvidas para o sistema operacional do Google.

Já o sistema operacional iOS (usado em iPhones e iPads) conta com pelo menos um aplicativo de protesto, chamado "iPanelaço". Gratuito, o programa permite que o usuário escolha entre seis opções de sons de panela para se manifestar.

No Windows Phone, há aplicativos para protesto, mas nenhum tem relação direta com os panelaços. Programas como "Fala Gigante" ou "Imagens com Frases de Protesto" contam com montagens indicadas para manifestações contra o governo.

Panelaços

Após os protestos de 8 de março, houve ainda mais dois panelaços. No dia 16 de março, houve manifestação durante uma reportagem do “Jornal Nacional”, da TV Globo, em que Dilma Rousseff comentava as manifestações contra o governo.

Havia expectativa de que houvesse um panelaço durante o 1º de maio, quando tradicionalmente há algum tipo de pronunciamento do governo pelo Dia do Trabalho. No entanto, a presidente preferiu enviar uma mensagem pelas redes sociais.

Na última terça-feira (5), a razão do panelaço foi um programa em rede nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) que trazia o ex-presidente Lula como apresentador. Nele, o político criticou um projeto que tramita sobre a legalização da terceirização.