Topo

Criador se diz 'mordido' e obrigado 'por moral' a refazer jogo da cobrinha

Finlandês Taneli Armanto, 50, desenvolveu o "Snake" (jogo da cobrinha) para celulares Nokia na década de 90 - Divulgação
Finlandês Taneli Armanto, 50, desenvolveu o "Snake" (jogo da cobrinha) para celulares Nokia na década de 90 Imagem: Divulgação

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 06h00

Um pedido do departamento de marketing da Nokia originou um dos primeiros games móveis de sucesso. Após solicitarem o desenvolvimento de um jogo que usasse o sensor infravermelho presente nos telefones da marca, o cientista da computação finlandês Taneli Armanto, 50, desenvolveu o "Snake" (também conhecido como “jogo da cobrinha”), que foi lançado em 1997, com o celular Nokia 6110.

“Tive a ideia de fazer uma versão do 'Snake' em que fosse possível duas pessoas jogar: cada uma com seu telefone, mas visualizando em cada tela o personagem do adversário. Em função das limitações, o jogo deveria ser muito simples e não necessitar de muitas linhas de programação”, justificou Armanto, em entrevista ao UOL Tecnologia por e-mail.

O game não foi inventado pela Nokia. Ele foi desenvolvido no fim da década de 1970 e foi adaptado para plataformas como o console Atari e computador. Porém foi nos aparelhos da empresa finlandesa que o título ganhou fama. A empresa estima que foram vendidos mais de 400 milhões de celulares com o game embarcado. 

Após deixar a Nokia, empresa onde trabalhou por 15 anos, o cientista da computação finlandês se juntou a Rubilus Design para fazer o “Snake Rewind”. “A ideia estava queimando dentro de mim. Parece que não me deixava descansar enquanto não fizesse acontecer”, disse sobre a “obrigação moral” de fazer uma versão do jogo para smartphones.

Celular Nokia 6110 foi lançado em 1997 e foi o primeiro a trazer o jogo Snake embarcado - Reprodução - Reprodução
Celular Nokia 6110 foi lançado em 1997 e foi o primeiro a trazer o jogo Snake embarcado
Imagem: Reprodução

Em entrevista ao UOL Tecnologia, Armanto deu detalhes sobre a criação, sobre sua obrigação “moral” de fazer um “Snake” para smartphones, a razão do sucesso do game e sobre o lançamento do jogo “Snake Rewind”, previsto para 14 de maio para Windows Phone, iOS e Android. Confira abaixo os principais trechos:

UOL Tecnologia: Quanto tempo levou para desenvolver o "Snake"?

Taneli Armanto: É difícil lembrar exatamente. Naquela época, um ano antes do lançamento do "Snake", eu estava trabalhando em dois ou três joguinhos e ainda em um produto. Então, compus e codifiquei uma série de toques e ainda inseri a funcionalidade de dois jogadores no "Snake". Eu diria que levou alguns meses.

Por que você acha que o "Snake" fez sucesso?

Primeiramente, ele já vinha instalado no telefone e isso ajudou bastante. Creio que o jogo tinha o nível certo: fácil o suficiente para ser rapidamente assimilado e ainda ter um nível de desafio que faz os jogadores tentarem mais e mais vezes.

Você desenvolveu outros jogos para celular? 

No tempo do "Snake", sim. Alguns deles foram pré-instalados em celulares da Nokia. Ultimamente, não tenho desenvolvido, mas tenho algumas ideias.

De onde surgiu a ideia de fazer o "Snake"?

O "Snake" em si não é novo. As primeiras versões foram desenvolvidas na década de 1970.

Lembro-me de ter jogado algo parecido com o "Snake" no computador. Mas a história foi basicamente assim: a equipe de marketing pediu para desenvolver algo que utilizasse a conexão infravermelha dos telefones.

Então tive a ideia de fazer uma versão do "Snake" em que fosse possível duas pessoas jogar: cada uma com seu telefone, mas visualizando em cada tela o personagem do adversário. Lógico, em função das limitações, o jogo deveria ser muito simples e não necessitar de muitas linhas de programação.  

Quanto tempo você trabalhou na Nokia? O que fez após deixar a empresa?

Trabalhei na Nokia por 15 anos. Há alguns anos, deixei a companhia e fiquei desempregado. Recentemente, tenho cooperado com a Rumilus Design para lançar o "Snake Rewind".

Claro, se o "Snake Rewind" for lucrativo, isso [o fato de estar desempregado] deve mudar.

Snake Rewind será lançado em 14 de maio para Android, iOS e Windows Phone - Divulgação - Divulgação
Snake Rewind será lançado em 14 de maio para Android, iOS e Windows Phone
Imagem: Divulgação

Você ganhou muito dinheiro com o "Snake"?

Só o salário mensal do tempo em que trabalhava na Nokia. Espero que a situação mude com o sucesso do "Snake Rewind".

Por que vocês resolveram recriar o "Snake" para smartphone?

Esse jogo não me deixa em paz. Acho que a cobra me mordeu... [risos].

A ideia estava queimando dentro de mim. Parece que não me deixava descansar enquanto eu não fizesse acontecer. Minha sorte foi conhecer os rapazes da Rumilus Design, que me aceitaram para ajudá-los no desenvolvimento. Eles têm feito um trabalho muito bom.

Apesar da minha cooperação, o programador principal do "Snake Rewind" é Tom Ekström. Ele fez a maioria das implementações nessa nova versão.