Topo

Snake Rewind: cobrinha volta com versão para smartphone e comandos confusos

"Snake Rewind" está disponível para as três principais plataformas: Android, iOS (iPhone) e Windows Phone - Divulgação
'Snake Rewind' está disponível para as três principais plataformas: Android, iOS (iPhone) e Windows Phone Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/05/2015 11h14

A Rumilus Design e Taneli Amanto, desenvolvedor do jogo "Snake" presente nos celulares Nokia, lançaram nesta quinta-feira (14) o “Snake Rewind”, uma versão do “jogo da cobrinha para smartphones”. O game está disponível gratuitamente para iOS, Android e Windows Phone.  No entanto, o aplicativo conta com a opção de fazer compras de itens.

O “Snake Rewind”, diferentemente da versão original, também funciona com o aparelho "deitado". O jogador pode selecionar se quer controlar a "cobrinha" com toques na tela ou arrastando o dedo sobre a tela.

Disponível apenas em inglês e finlandês, o "Snake Rewind" traz certa nostalgia, mas conta com comandos confusos. Por mais que a lógica do aplicativo seja relativamente simples, o game não tem o cuidado de explicar ao jogador novo como funciona.

Após, por exemplo, bater contra uma das paredes, o jogador tem a opção de pagar para "recomeçar" a partida com seus pontos acumulados.

O "Snake Rewind" tem dez níveis e cada um deles tem um tipo de visual e música. Além disso, o game conta com rankings onde será possível comparar pontuação com a de amigos.

O "Snake" foi lançado em 1997 no celular Nokia 6110. Segundo a Rumilus Design, o game foi embarcado em mais de 400 milhões de celulares da Nokia, o que tornou o "jogo da cobrinha" um dos mais populares da história.

Em entrevista ao UOL, Taneli Armanto, 50, disse que desenvolveu o "Snake" após um pedido do departamento de marketing da Nokia. Segundo ele, foi pedido o desenvolvimento de alguma aplicação que usasse os sensores infravermelho dos telefones da marca.

"Tive a ideia de fazer uma versão do 'Snake' em que fosse possível duas pessoas jogar: cada uma com seu telefone, mas visualizando em cada tela o personagem do adversário. Em função das limitações, o jogo deveria ser muito simples e não necessitar de muitas linhas de programação", disse.