Topo

Por maus serviços, Vivo e Claro vão fornecer Wi-Fi grátis em São Luís (MA)

Operadoras vão subsidiar internet Wi-Fi grátis por cinco anos em dois terminais de São Luís, no Maranhão - iStock
Operadoras vão subsidiar internet Wi-Fi grátis por cinco anos em dois terminais de São Luís, no Maranhão Imagem: iStock

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

15/05/2015 14h58

Para compensar problemas de prestação de serviço em São Luís (MA), as operadoras Vivo e Claro vão fornecer internet sem fio gratuita nos terminais de ônibus dos bairros São Cristóvão e Cohama. O fornecimento da conexão foi fruto de um acordo entre as operadoras e a fundação Procon-MA  (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

As empresas têm até seis meses para disponibilizar o link de internet Wi-Fi, que deve ficar nessas localidades por cinco anos, segundo o estabelecido no acordo. Os usuários de transporte público desses terminais de ônibus poderão acessar a internet por até 40 minutos ao dia.

O Procon disse que nos últimos anos os serviços não atingem as expectativas dos consumidores, por isso firmou o acordo com as duas operadoras para prestação gratuita da internet. "São reclamações recorrentes, tanto que todas as metas estabelecidas pela Anatel não foram cumpridas em 2014", informou o órgão de defesa do consumidor.

A ideia do Procon foi empregar uma medida que reparasse os usuários e que também ajudasse na inclusão digital na região.

“Antigamente eram realizados TACs [Termo de Ajustamento de Conduta] que restituíam valores pequenos para um grupo de consumidores reduzidos; a população não via uma mudança efetiva. Assinamos um termo que objetiva melhoria na qualidade dos serviços prestados para os consumidores do nosso Estado”, explicou Duarte Júnior, diretor do Procon-MA.

Por operar em quase todos os municípios do Maranhão, a Claro se comprometeu ainda em viabilizar investimentos para ampliação da cobertura do SMP (Serviço Móvel Pessoal) para aperfeiçoar as redes de telecomunicações no interior do Estado. Serão instaladas 80 novas torres de transmissão da operadora.