Topo

Assistente de voz e até emoji mal-educado: veja o que se sabe do Windows 10

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/05/2015 06h00

As novidades do novo sistema operacional da Microsoft têm sido divulgadas em doses homeopáticas desde o ano passado, mas ganharam ainda mais fôlego com o evento de apresentação do Windows 10 para smartphones, em março deste ano, e com o anúncio do lançamento da versão para computadores, prevista para julho.

Veja abaixo o que já se sabe sobre a nova aposta da gigante da tecnologia:

1. Sete versões diferentes
O novo sistema operacional da Microsoft terá sete versões adaptadas às necessidades de diferentes tipos de usuários: Windows 10 Home [para PCs, tablets e computadores]; Windows Mobile [para smartphones]; Windows 10 Pro [para residências]; Windows 10 Enterprise [para médias e pequenas empresas]; Windows 10 Mobile Enterprise [para pequenas e médias empresas na versão mobile];  Windows 10 Education [para professores e alunos]; e Windows 10 loT Core (para internet das coisas). 

2. Substituto do Internet Explorer
O Edge será o novo navegador padrão do Windows 10, deixando o Internet Explorer de lado, que virá com o sistema apenas por questões de compatibilidade. O lançamento possui um novo motor de renderização [que transforma conteúdo em informações de formatação], nova interface, mas um logotipo bem semelhante ao do IE. O Edge terá ainda uma nova aba com notícias e sugestões de apps. Também poderá rodar em extensões feitas para Firefox e Chrome com poucas modificações no código.

3. Assistente de voz Cortana
A assistente de voz pode executar comandos usando apps de terceiros: por exemplo, alguém diz "Iniciar uma conversa com Terry Myerson no Viber" e a Cortana abre a janela de bate-papo solicitada. A assistente também usa o Bing para responder instantaneamente a perguntas em inglês sobre cálculos, conversão de unidades, dicionário, informações, previsão do tempo, horário de cinemas, horário em outras cidades e status de voos.

4. Windows 10 Mobile com modo PC
A opção permite a conexão dos smartphones com monitores ou TVs via HDMI. O recurso viabiliza a visualização de uma interface bem semelhante à de um desktop, com menu "Iniciar" e interações via teclado e mouse. Não será viável, no entanto, rodar programas de PC, apenas apps para smartphones.

5. Adaptado a apps Android e iOS
A Microsoft informa que facilitará a migração de aplicativos feitos em sistemas concorrentes para Windows 10. A companhia desenvolveu um sistema que reutiliza códigos feitos em Java e C++ (ambas usadas no Android) e Objective C+ (usado no iOS). A ferramenta, basicamente, pega esse código e permite ao desenvolvedor fazer adaptações ao sistema da gigante de software.

6. Múltiplos desktops
A nova versão do sistema operacional da Microsoft possibilitará a criação de múltiplos desktops, cada um com seus próprios ícones, widgets e funcionalidades, de forma semelhante às páginas de aplicativos de smartphones e tablets. Usuários do Windows 10 poderão clicar no botão "new Desktop", na barra de tarefas do sistema operacional, para criar outra área de trabalho, de maneira semelhante à abertura de novas abas em navegadores. Segundo a empresa, o usuário poderá utilizar simultaneamente quantos desktops forem necessários (ou ao menos quantos a memória RAM de sua máquina permitir).

7. Novidades no menu "Iniciar"
O menu "Iniciar" volta a ter a transparência Aero Glass, um recurso popular do Windows 7. Também ganhou blocos dinâmicos que se atualizam com uma nova animação em 3D, e sugestões inteligentes de novos apps para instalar.

8. Instalação automática do Candy Crush
Assim como os populares jogos "Paciência" e "Campo Minado", o "Candy Crush" será instalado automaticamente nos computadores com Windows 10. O game terá suporte para jogo entre plataforma, permitindo comparar placares e pedir vidas para amigos que jogam no iOS e no Android.

9. Menos espaço no HD
O Windows 10 deve ocupar menos espaço no seu HD do que o Windows 8. Segundo a Microsoft, o novo algoritmo de compressão do sistema operacional permite economizar até 15 GB de espaço em alguns PCs.

10. Emoji "dedo do meio" liberado
A Microsoft será a primeira a incluir o emoji "dedo do meio" como caractere usável. Ele estará disponível em seis opções de cor de pele, indo do tom mais claro ao mais escuro e incluindo o cinza [que caracteriza personagem sem cor definida].

11. Partidas multiplayer gratuitas
A obrigatoriedade do serviço pago Xbox Live Gold para jogadores de Xbox conseguirem disputar partidas multiplayer não irá aparecer no Windows 10. O novo sistema operacional da Microsoft para desktop e dispositivos móveis não apenas terá suporte ao Xbox Live, antes exclusivo dos consoles, como também permitirá receber streaming de jogos a partir de um Xbox One e o serviço será inteiramente gratuito para os usuários.

12. Lançamento em julho
O Windows 10 para PCs está de fato previsto para ser lançado em julho em 190 países e em 111 línguas. A Microsoft ainda não anunciou a data. Além disso, as atualizações não terão de cara todos os recursos prometidos para o Windows 10. As versões para smartphones, Xbox One, Arduino e HoloLens vão receber o sistema ao longo dos meses seguintes, sem data definida.

13. Gratuito para donos de versões anteriores
Usuários de tablets e PCs que rodam as versões 7, 8 e 8.1 só poderão baixar a atualização gratuitamente se fizerem o download em até um ano do lançamento do Windows 10. Já as pessoas que têm cópias piratas do sistema operacional poderão baixar o programa, mas terão que pagar. Em março, a empresa chegou a dizer que o upgrade seria gratuito, mas, em maio, desmentiu a informação.

14. Última grande atualização
O Windows 10 será a última grande atualização de sistema operacional da gigante de tecnologia Microsoft. Segundo a empresa, as mudanças futuras serão realizadas de "maneira contínua". Ou seja, em vez de novas versões individualizadas, o Windows 10 passaria a ter atualizações periódicas.