Topo

Cuidado! Brasil é um dos países mais afetados por ataque via Facebook

Mensagem maliciosa circula pela rede social, que serve de isca para infectar milhares de computadores e dispositivos - Leon Neal/AFP
Mensagem maliciosa circula pela rede social, que serve de isca para infectar milhares de computadores e dispositivos Imagem: Leon Neal/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 17h19

Uma mensagem maliciosa tem circulado pelo Facebook e servido de isca para infectar milhares de computadores e dispositivos, segundo especialistas de segurança da informação da Trend Micro. O país mais afetado pelo ataque é as Filipinas, seguido pela Indonésia, Índia, Brasil e Estados Unidos.

O conteúdo da mensagem é bastante curto —"Christopher VIDeo"— e acompanha um link. Basta clicar nele para que o usuário seja levado a um site com uma página projetada para imitar a aparência da rede social. A página finge ainda ter o conteúdo do YouTube. O usuário é direcionado ainda para o download automático de um arquivo intitulado "Chrome_Video_installer.scr".

Como explica a Trend Micro, os usuários são induzidos a clicar no link já que a mensagem os abordam com o mesmo nome usado no Facebook, o que evita que seja identificada como spam. A utilização do link encurtado também ajuda a disfarçar a isca, assim como o nome do arquivo do malware —que não provoca desconfiança.

O Facebook informou que já tem marcado a mensagem mencionada como spam para alertar os usuários.

Ainda assim, para evitar ser infectado, os especialistas recomendam não clicar em links de sites desconhecidos ou não verificados, especialmente se o conteúdo soa muito interessante. Outra alternativa é consultar o Safety Center, da Trend Micro, que indica se um site é ou não seguro. Também é recomendada atenção redobrada aos anexos enviados por amigos.