Topo

MIT desenvolve robô que pode pular obstáculos de até 45 cm enquanto corre

Do UOL, em São Paulo

29/05/2015 13h15

O MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), mostrou nesta sexta-feira (29) um robô que pode pular obstáculos de forma autônoma enquanto corre. Chamado "Cheetah" (Guepardo), ele atinge a velocidade máxima de até 8 km/h e consegue passar por barreiras de até 45 centímetros de altura.

De acordo com a pesquisa da universidade norte-americana, o mecanismo que faz o robô pular é parecido com o sistema usado por humanos. Após a detecção de um obstáculo com um conjunto de lasers, o robô faz uma estimativa da distância e do tamanho do objeto. Na sequência, ele faz os cálculos da força empregada necessária para pular.

"Uma corrida com obstáculos é um comportamento dinâmico. Você deve gerenciar o equilíbrio e a energia e ainda ser capaz de lidar com o impacto de aterrissagem", disse Sangbae Kim, professor assistente de engenharia mecânica do MIT, sobre o feito.

Durante os testes, feitos em uma esteira de quatro metros, o robô pulou e aterrissou de forma perfeita em 70% das tentativas. Os obstáculos eram colocados a uma distância de um metro do "Cheetah".

No ano passado, o mesmo grupo de estudo já havia apresentado uma versão do robô "Cheetah" que conseguia correr na grama e até pular, mas a aterrissagem da criatura ainda era problemática. A velocidade máxima atingida pelo robô foi de 16 km/h.