Topo

Ação recorre ao Twitter para denunciar buracos espalhados pelo Panamá

Do UOL, em São Paulo

02/06/2015 18h00

O Twitter tem ajudado o Panamá a acabar, ou ao menos diminuir, o número de buracos espalhados pela capital do país da América Central.

Diante das dificuldades no trânsito, dos acidentes e dos danos aos veículos, a empresa de comunicação panamenha Medcom, em parceria com a agência P4 Ogilvy & Mather, resolveu apelar para as redes sociais e contar com a ajudinha da tecnologia para cobrar medidas mais efetivas das autoridades.

Dispositivos eletrônicos denominados "El Hueco Twitero" (O Buraco Tuiteiro, na tradução em português) foram instalados em diversos buracos espalhados pela cidade e emitem um alerta para a conta do Twitter do Ministério de Obras Públicas do Panamá toda vez que o pneu de um carro passa sobre eles.

"Apesar do grande desenvolvimento da Cidade do Panamá, as ruas estão em mau estado e ficando pior a cada dia, causando grande inconveniente para aqueles que passam, enquanto os responsáveis pelos reparos não fazem nada", descreve a página do "Buraco Tuiteiro".

A iniciativa começou no dia 2 de abril e em menos de dois meses chegou a publicar cerca de 350 tuítes como um alerta para os responsáveis. As mensagens, geralmente, são bem-humoradas, tais como "Se quiserem me calar, vão ter que tapar a minha boca", "Hoje eu quebrei a frente de uma Ferrari" e "Eu sou o melhor amigo do mecânico e o pior inimigo dos seus pneus".

A ação também contou com a colaboração dos panamenhos, que demostraram sua insatisfação com o estado das ruas da capital com recorrentes reclamações.

E não é que a campanha tem surtido efeitos positivos? De repente, alguns dos buracos denunciados começaram a ser consertados, segundo a Medcom. Fotos de alguns dos reparos também foram postadas no Twitter.