Topo

Premiê indiano aparece em busca por "Top 10 criminosos"; Google se desculpa

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/06/2015 13h22

A busca por "Top 10 criminosos" no Google Images tem incluído o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nos resultados. Ao lado do político indiano estão o terrorista Osama bin Laden, do notório assassino Anthony Garcia e do chefe de guerrilha africano Joseph Kony.

A lista também incluem outros líderes mundiais, entre eles o ex-presidente dos Estados Unidos George Bush e o ditador líbio Muammar Gaddafi.

"Este resultado nos perturbam e não refletem a opinião do Google", disse a gigante das buscas em um comunicado enviado ao jornal britânico "The Telegraph". "Às vezes, a forma como as imagens são descritas na internet pode produzir resultados equivocados", justificou.

O nome de Modi aparece na busca, segundo a empresa, por suas declarações na mídia internacional sobre políticos com antecedentes criminais. Ainda assim o Google pediu desculpas pelo mal-entendido e disse estar trabalhando continuadamente para melhorar os algoritmos "para evitar resultados inesperados como este".

O pedido de desculpas surgiu após a repercussão do caso nas redes sociais, principalmente por políticos e críticos indianos.

Esta não é a primeira vez que o algoritmo do Google acabou gerando resultados de pesquisa questionáveis. Em 2009, por exemplo, a empresa teve que desculpar publicamente após uma caricatura racista de Michelle Obama aparecer como o primeiro resultado na busca por fotos da primeira-dama dos Estados Unidos.