Topo

Apps mostram em tempo real onde está e qual é o trajeto do seu ônibus

Bianca Bellucci

Do UOL, em São Paulo

09/06/2015 06h00

Diversos apps permitem a usuários saber se determinado ônibus passará no horário certo ou se o coletivo realiza um trajeto em especial. O UOL Tecnologia testou e separou cinco opções que podem ser usadas em smartphones com iOS, Android e Windows Phone e que mostram, principalmente, os coletivos da Grande São Paulo.

Alguns deles também informam sobre outros tipos de coletivos, como metrô e trem.

Moovit 
Moovit - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O aplicativo é dividido em quatro abas. Em Moovit, o programa localiza onde você está e mostra os pontos de ônibus próximos. Ao clicar em alguma opção disponível, o app também diz quanto tempo uma linha levará para chegar. Em "Favoritos", você salva as linhas mais usadas. Já na aba "Viagem", você diz em que linha está e manda informações em tempo real para quem está esperando o ônibus. Por fim, em "Mais" você acessa informações sobre o app.

Compatível: iOS, Android e Windows Phone
Download: http://zip.net/bdrksq, http://zip.net/bsqdj0 e http://zip.net/bjrj1V

Citymapper 
Citymapper - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Com o Citymapper, você consegue ver como está a situação das linhas do metrô e da CPTM, além de verificar os pontos próximos a você e quanto tempo demorará para que uma linha passe onde você está. Este app também possui versões para ser usado em Roma, Nova York, Barcelona, Londres, Paris e outras cidades espalhadas pelo mundo.

Compatível: iOS e Android
Download: http://zip.net/bkrj95 e http://zip.net/bgrjVL

Cadê o ônibus? 
Cadê o Ônibus - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Colorido e dividido por blocos, clique em "Ônibus em Tempo Real" para ver em que rua sua linha está passando. Já se você quiser descobrir onde estão os pontos próximos, clique em "Pontos". Em "Trânsito", você verifica como está o tráfego em São Paulo e, em "Direto do Metrô/CPTM", você recebe informações oficiais dos órgãos.

Compatível: iOS, Android e Windows Phone
Download: http://zip.net/bxrk1d, http://zip.net/bxrk1d e http://zip.net/bmrj2z

Ônibus ao Vivo 
Ônibus ao Vivo  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Simples de usar, basta digitar o número ou nome da linha no campo de busca e clicar em "Procurar". Após encontrar o que deseja, clique em cima e o aplicativo te redirecionará para um mapa que mostrará onde você está e em que locais pode pegar tal ônibus. Também é possível gerar alertas para quando a linha estiver chegando próximo ao seu ponto.

Compatível: Android e Windows Phone
Download: http://zip.net/bbrj7V e http://zip.net/bdrksS

OnibusSP 
Ônibus SP - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ao entrar no aplicativo, digite o número ou nome da linha e clique em "Pesquisar". Ao encontrá-la, selecione a opção e você será redirecionado para um mapa. O OnibusSP mostrará onde você está e por onde a linha está passando no exato momento. Um dos pontos negativos é que, por padrão, o app não exibe os pontos em que você pode pegar o ônibus.

Compatível: iOS e Android
Download: http://zip.net/bqrk2Z e http://zip.net/bprkWZ