Topo

Diretor-executivo do Twitter deixa o cargo; cofundador assume função

Dick Costolo, diretor-executivo do Twitter - Rick Wilking/Reuters
Dick Costolo, diretor-executivo do Twitter Imagem: Rick Wilking/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/06/2015 17h22

O Twitter anunciou nesta quinta-feira (11) que Dick Costolo deixará o cargo de diretor-executivo da rede social, após meses de críticas sobre sua liderança. Jack Dorsey, co-fundador da empresa, volta a assumir o posto interinamente a parir de 1º de julho

Em um comunicado, Dorsey agradeceu a "dedicação e visão" de Costolo à empresa. "Ele formou uma equipe de classe mundial e criou uma grande base a partir do qual o Twitter pode continuar a mudar o mundo e a crescer."

Já Costolo foi bastante sucinto ao comentar a mudança em sua conta na rede social: "Bem-vindo de volta, @jack!!". Ele, no entanto, ressaltou que a empresa "não mudou a sua missão". 

O executivo disse ainda, por meio de um comunicado, que estava "tremendamente orgulhoso" de seus seis anos no Twitter. "Eu aprecio profundamente a confiança que o Conselho, a direção e os empregados colocaram em mim nos últimos anos", disse Costolo, que vai permanecer no conselho da empresa. 

Em outubro de 2014, Costolo substituiu Evan Williams e assumiu o cargo mais alto do Twitter. Acredita-se que sua saída tenha sido motiva pela pressão de investidores frustrados pelo lento crescimento da empresa e pelas constantes mudanças em seu alto escalão.

O Twitter tem lutado há muito tempo para ganhar usuários na faixa de outras companhias de mídias sociais como Facebook, Instagram e Snapchat.

A empresa de dados eMarketer projeta que a base mensal de usuários do Twitter irá crescer 14,1 por cento este ano, comparada a mais de 30 por cento há dois anos. (*Com informações da agência de notícias Reuters).