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Claro oferece Whatsapp, Facebook e Twitter sem reduzir franquia

15/06/2015 15h41

A Claro, empresa de telecomunicações do grupo mexicano América Móvil, vai permitir o acesso às redes sociais Facebook, Twitter e Whatsapp sem a redução da franquia de dados a partir desta segunda-feira. A promoção incluirá todos os planos (pré-pago, pós-pago e controle) e deve estimular o uso de dados e atrair novos usuários.

A companhia havia encerrado em abril a promoção de acesso gratuito ao Facebook e ao Twitter. Os planos pré e pós-pagos, então, tiveram a quantidade de dados aumentada sem custo adicional. Agora, a empresa volta com as duas redes sociais e adiciona o Whatsapp. Quem preferir os bônus, pode optar.

Para aderir à promoção das redes sociais, é necessário fazer a escolha por aplicativo ou por mensagem de texto. No pré-pago, o usuário deve optar pela internet com bônus ou pelo acesso gratuito às redes sociais. No pós-pago, os benefícios anteriores em planos de dados se somam ao acesso às redes sociais.

Quando acaba a franquia, as redes sociais também serão bloqueadas. Por tempo limitado, serão oferecidos 50 megabytes (MB) extras além do plano contratado. Levantamento feito pela empresa indica que o consumo médio de dados por cliente é de 19 MB por dia.

A Claro é a terceira maior empresa de telecomunicações do país, depois de Vivo e TIM, segundo dados da Associação Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa detém 26% do mercado pré-pago, de acordo com os números de abril.

O Brasil é a operação de mais rápido crescimento do grupo mexicano América Móvil. As receitas com dados móveis no país subiram 30% no primeiro trimestre, na comparação com um ano antes. O internauta que clica em um link, lê uma notícia ou assiste a um vídeo publicado em uma rede social aumenta seu consumo de dados.

A Claro tinha 71,9 milhões de assinantes de linhas móveis no Brasil ao fim de março, alta de 4,6% na comparação com um ano antes. Do total, quase 78% são usuários pré-pagos, acima da média de 75% calculada pela Anatel para a categoria pré-paga.

A promoção é válida apenas para o Brasil e para pessoas físicas (não inclui empresas). As ligações por Whatsapp não estão inclusas. A mensagem de voz ainda é considerada como dado, mas a ligação não.

Para o presidente Carlos Zenteno, o momento é propício pois o consumidor está mais cuidadoso com suas despesas e procura boas promoções. A empresa espera uma adesão bastante grande, mas não abre números pois considera a informação estratégica.

O acordo foi negociado com representantes locais das três redes sociais. O contrato não tem contrapartida econômica, apenas colaboração em iniciativas de comunicação e uso de marketing.

Sobre o processo de potencial fusão ou aquisição entre TIM e Oi, a empresa informou que não dispõe de qualquer nova informação .