Topo

Amazon registra tecnologia que desbloqueia celular ao aproximá-lo da orelha

Em patente, Amazon registra tecnologia que desbloqueia smartphone ao aproximá-lo da orelha do dono do aparelho - iStock
Em patente, Amazon registra tecnologia que desbloqueia smartphone ao aproximá-lo da orelha do dono do aparelho Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

16/06/2015 16h00

A empresa de comércio eletrônico Amazon obteve o registro de uma patente curiosa. A companhia desenvolveu um sistema para desbloquear o smartphone ao aproximá-lo da orelha do usuário. A partir de uma foto, o telefone conseguiria reconhecer a orelha do dono e, assim, liberar que ele utilize o dispositivo. As informações são do site “TheNextWeb”.

Segundo o documento do escritório de patente dos Estados Unidos, o usuário teria que tirar uma foto de sua orelha com a câmera frontal do smartphone. O processo de desbloqueio ocorreria após o celular fazer uma leitura de pontos-chave do órgão do sistema auditivo.

A orelha humana, de acordo com a patente, tem um formato único e pode funcionar tão bem quanto os sistemas de segurança que usam impressões digitais.

Além da facilidade em desbloquear o smartphone, a patente registrada pela companhia também descreve um sistema de ajuste dinâmico do volume do telefone, baseado na distância da orelha do aparelho. A ideia é aumentar a privacidade durante uma ligação, pois, às vezes, o áudio vaza permitindo que a pessoa ao lado ouça o que está sendo dito.

Conhecida pelos livros eletrônicos e pela venda de produtos online, a Amazon lançou no ano passado seu primeiro smartphone, o Fire Phone. O aparelho trazia como novidade um sistema de imagens 3D, que não precisava de óculos para visualizar os efeitos. O dispositivo não fez sucesso, o que fez a companhia tentar vendê-lo a preços promocionais nos Estados Unidos.