Topo

Facebook Lite: versão mais leve do app da rede social chega ao Brasil

Versão mais leve do Facebook, Facebook Lite é oficialmente liberado no Google Play - Divulgação
Versão mais leve do Facebook, Facebook Lite é oficialmente liberado no Google Play Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/06/2015 12h31Atualizada em 18/07/2020 21h18

O Facebook liberou nesta terça-feira (16) o aplicativo Facebook Lite para o sistema Android. Ele é uma versão mais leve do app da rede social. Segundo a empresa, essa versão funciona bem mesmo em conexões móveis lentas e economiza o pacote de dados do usuário.

A aplicação foi anunciada no início do ano. No entanto, a rede só disponibilizava o software em alguns países, como Bangladesh, Nepal, Nigéria, África do Sul, Sudão, Sri Lanka, Vietnã e Zimbábue. Antes disso, os brasileiros interessados só podiam baixar o Facebook Lite em sites alternativos.

A experiência de navegação no Facebook Lite é diferente. Nele, por exemplo, não roda vídeos nativamente, como ocorre no aplicativo convencional. Uma vantagem do programa é que ele permite conversar pelo Messenger sem a necessidade de instalar outro software.

Visualizar postagens de links de notícias no Facebook fica pior com o Lite. Na maioria das vezes, o corte de imagem representativa mostra apenas trechos esquisitos da foto. Tirando isso, a experiência lembra a do aplicativo convencional, mas com menos efeitos.

Segundo a empresa, o Facebook Lite usa menos de 1 MByte de armazenamento, o que torna o carregamento do aplicativo mais rápido. É importante notar que o programa traz as funções mais básicas do Facebook, como a visualização do feed de notícias, a atualização de status, visualizações de fotos e notificações.

Além do Brasil, o programa estará disponível no Google Play a partir desta terça em outros países da América Latina e da Europa.