Topo

Cuidado! SMS ainda é usado para envio de SPAM e mensagens maliciosas

Criminosos usam SMS para tentar extorquir usuários iludidos e desavisados; golpe é velho, mas continua ativo - Reprodução
Criminosos usam SMS para tentar extorquir usuários iludidos e desavisados; golpe é velho, mas continua ativo Imagem: Reprodução

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 06h00

Quantas e quantas propostas tentadoras você já não deve ter recebido por SMS (Short Message Service), não é mesmo? Seja o sorteio de um carro zero, em um concurso que jamais saberá o resultado, mas que certamente terá que pagar para fazer parte dele, ou mesmo para participar de uma "suposta promoção" com bastante impacto na fatura do celular no final do mês. Graças a essa forma de comunicação, inclusive, essa repórter ganhou R$ 30 mil e uma casa na recarga premiada (só que, não!).

No Brasil, o mercado negro movimenta anualmente cerca de 5 bilhões de torpedos com conteúdos indesejados e/ou maliciosos, segundo o projeto "Combate ao SMS Pirata". "Estima-se que tenha o mesmo tamanho do legalizado", aponta Tiago Luz, diretor de negócios da Movile, empresa autorizada a atuar na área de SMS corporativo. 

Apesar de o número parecer assustador, de todas as plataformas usadas por spammers e cibercriminosos, o SMS é o menos impactante, aponta o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab Brasil, Fabio Assolini. "Isso porque é um meio caro que tem sido gradativamente substituído por canais gratuitos, tais como o e-mail e, mais recentemente, o WhatsApp", afirma. Em contrapartida, Luz aponta a taxa de abertura dos torpedos como grande atrativo. "Pesquisas apontam que apenas 22% dos e-mails promocionais são abertos. O índice sobe para 98% no SMS."

De qualquer forma, como cita Thiago Hyppolito, engenheiro de produtos da Intel Security, a "sensação de crescimento" --do envio de SPAM via SMS ganha mais força com o desuso da ferramenta. "Com a migração para aplicativos de comunicação instantânea, como o WhatsApp, o SMS acabou se tornando uma plataforma destinada quase que exclusivamente para propagandas. Antes, no entanto, essas mensagens se mesclavam às úteis. Por isso, a sensação de aumento", explicou.

SMS pode ser importuno e até danoso

Tudo bem que nem sempre as mensagens agregam riscos aos usuários. Algumas vezes são apenas propagandas inofensivas, mas importunas. Ser acordado por um torpedo em pleno domingo não é nada agradável. "Essa é uma das grandes diferenças do SMS pirata e do legal, que segue normas de condutas rígidas, que inclui tipo de conteúdo --vetando pornografia e propagandas enganosas-- e até horário de envio", explica Luz.

A identificação do SMS Pirata, segundo ele, também pode ser feita pelo remetente. "Os torpedos oficiais geralmente são enviados por números de 3 a 5 dígitos. Já os ilegais possuem os tradicionais 9 ou 8 dígitos, além do DDD", relata o diretor da Movile, que recomenda que os usuários denunciem os números dos remetentes (com o DDD) para 7726. O envio da mensagem é gratuito. "Feita a denúncia, o número será impedido de enviar SMS", conta ele.

A atenção deve ser redobrada às mensagens com conteúdos maliciosos. Há casos, segundo Marco DeMello, diretor-executivo da empresa brasileira de segurança digital PSafe, de torpedos enviados por presidiários com provedores piratas de SMS. "O valor pago pelo usuário para responder ou enviar SMS de participação em promoções falsas é revertido em crédito para celulares de bandidos ou desviado para uma conta bancária administrada pelos golpistas. Muitas mensagens ainda pedem informações pessoais, como seus dados e número do cartão de crédito, potencializando o dano causado."

"Antes de acreditar em qualquer coisa, pergunte-se sempre: conheço a procedência dessa mensagem? Se a resposta for não, o ideal é ignorar. E caso a oferta seja de uma empresa conhecida, vale fechar a mensagem e entrar no site oficial que possivelmente a promoção vai estar anunciada", afirma Hyppolito.

Há ainda aplicativos gratuitos para os mais diferentes sistemas operacionais que podem ajudar a bloquear o recebimento desses torpedos.  Um deles é o Mcaffe Mobile Securtity, que possibilita a indicação de números e até palavras-chave para a realização do filtro. O app está  disponível para Android (http://zip.net/bprr55) e iOS 9 (http://zip.net/byrrW6). Outra opção é PSafe Total, com função semelhante, mas disponível apenas para Android (http://zip.net/bwrq2C).

É possível se livrar do SMS das operadoras

Há uma norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que permite que as operadoras enviem SMS promocionais com a devida permissão dos clientes. A autorização, geralmente, está embutida nas cláusulas do contrato assinada na aquisição da linha. Portanto, caso você adquira uma nova linha, é preciso ficar atento e ressaltar que não deseja receber ofertas.

Calma! Se você não teve esse cuidado, não significa estará fadado a receber esse tipo de mensagem para o resto da vida. Evitar receber SMS das operadoras é bem simples e rápido. Não se preocupe, não será preciso gastar horas em uma ligação para a central de atendimento. Basta responder a mensagem recebida com a palavra SAIR. Caso tenha excluído o SMS, envie SAIR para um dos seguintes números:

  • Claro: 888
  • Oi: 55555
  • TIM: 4112
  • VIVO: 457

Após o envio da mensagem, a operadora confirma o recebimento do pedido, que deve ser atendido dentro de 24 horas. Diante do descumprimento, a Fundação Procon-SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo) recomenda que o consumidor procure a empresa ou mesmo a Anatel, no telefone 1331. Caso, mesmo assim o problema persista, a entidade aconselha a abertura de uma reclamação junto a órgãos de defesa do consumidor.