Topo

Google vai criar formulário para remover imagens de vingança pornô da busca

Nos próximos dias, Google vai divulgar um site para pedido de remoção de conteúdo - Thinkstock
Nos próximos dias, Google vai divulgar um site para pedido de remoção de conteúdo Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

19/06/2015 15h09

O Google anunciou nesta sexta-feira (19) que vai criar uma página para coibir publicações caracterizadas como vingança pornô, quando um ex-parceiro ou parceira decide humilhar online seu antigo cônjuge ao postar imagens privadas . A empresa informou que nos próximos dias vai divulgar um formulário para vítimas relatarem o que aconteceu para, na sequência, a solicitação ser analisada internamente.

"Nossa filosofia sempre foi a de que a busca deveria refletir o que ocorre na internet. No entanto, imagens de vingança pornô são muito pessoais, emocionalmente traumáticas e só servem para humilhar as vítimas -- na maioria das vezes, mulheres", disse Amit Singhal, vice-presidente de busca do Google, em post no blog oficial da empresa (em inglês).

No formulário que a empresa vai disponibilizar, diz Singhal, as pessoas poderão fazer requisições para remover imagens de nudez ou de sexo explícito que foram publicadas na internet sem consentimento da vítima.

 "Isso é uma regra limitada, parecida com a forma como tratamos pedidos de remoção de informações pessoais sensíveis, como contas bancárias e assinaturas", afirmou o executivo.

"Sabemos que isso não vai resolver o problema do pornô de vingança -- nós não conseguimos, por exemplo, remover esses conteúdos dos sites, apenas da busca --, porém, esperamos que ao atender os pedidos de remoção das pessoas nós possamos ajudá-las.", finalizou.