Topo

Pesquisadores descobrem senha de laptop com sistema de rádio e um pão sírio

À esquerda, sistema de rádio disfarçado com pão sírio; à direita, um notebook mostrando o espectrograma, que pode fornecer detalhes sobre o que é feito no laptop da esquerda - Reprodução/Universidade de Tel Aviv
À esquerda, sistema de rádio disfarçado com pão sírio; à direita, um notebook mostrando o espectrograma, que pode fornecer detalhes sobre o que é feito no laptop da esquerda Imagem: Reprodução/Universidade de Tel Aviv

Do UOL, em São Paulo

23/06/2015 11h40

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, de Israel, descobriram uma forma esperta de invadir laptops: usando um receptor de rádio e um pedaço de pão sírio -- usado para disfarçar os circuitos do receptor. Segundo eles, é possível saber as senhas de computadores portáteis graças a um problema de "vazamento" de sinais eletromagnéticos. As informações são do site "Business Insider".

A pesquisa, publicada em inglês na página da universidade, mostra que é possível manipular essa informação que a maioria dos computadores vaza e descobrir as senhas armazenadas na estação, mesmo que esteja instalada alguma solução de criptografia (que codifica as mensagens para evitar que cibercriminosos descubram). O estudo diz que os computadores portáteis podem ser enganados e revelar senhas no momento em que eles enviam os textos sem código para a solução de criptografia.

A descoberta da senha ocorre pela análise do espectrograma da radiação emitida pelo computador. Essa informação pode ser acessada via Wi-Fi ou copiada manualmente do receptor de rádio. Com ela em mãos, é possível decifrar a senha pelo tipo de sinal emitido. O processo de descoberta pode levar segundos, segundo os pesquisadores.

A vantagem do pão sírio no sistema é utilizá-lo sem que os outros percebam do que se trata. Com isso, é possível fazê-lo funcionar em restaurantes ou cafeterias sem que o alvo perceba que informações de seu computador estão sendo coletadas.

Apesar de parecer um procedimento fácil, só o processo para construir o receptor de rádio é bem complicado. Exige, por exemplo, usar placas parecidas com as utilizadas em dispositivos como o Chromecast. Além disso, o processo para ler o espectrograma da radiação eletromagnética não é bem complicado para quem não conhece o assunto.

Detalhe do sistema de rádio, que tem um pão sírio como base, desenvolvido pelos pesquisadores - Reprodução/Universidade de Tel Aviv - Reprodução/Universidade de Tel Aviv
Detalhe do sistema de rádio, que conta com um pedaço de pão sírio como base
Imagem: Reprodução/Universidade de Tel Aviv