Topo

Além de tecnologia 4G, Alcatel Onetouch POP2 tem bom custo-benefício

Aparelho peca no modelo de teclado e no reflexo da tela - Divulgação
Aparelho peca no modelo de teclado e no reflexo da tela Imagem: Divulgação

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

25/06/2015 06h00

Com suporte a 4G a um preço convidativo (R$ 620), o smartphone Alcatel Onetouch POP2 tem características medianas, porém cumpridoras. Com um processador Quad-Core, boa reprodução de vídeos e QR-Code integrado, o aparelho só peca no modelo de teclado e no reflexo da tela.

Dono de um design moderno --bordas arredondadas e laterais retas--, o telefone é bonito e tem uma aparência clean. O grande diferencial do POP2 é que ele está disponível apenas na cor branco e acompanha três capas traseiras de cores diferentes (branca, preta e prata) para o usuário trocar à vontade. O gadget pesa pouco mais de 145 gramas, seguindo a linha da maior parte dos smartphones de dimensões semelhantes.

A tela de 4,5 polegadas é exageradamente reflexiva em ambientes com iluminação natural. Nesses locais, não é impossível observar o conteúdo do display, mas ver o próprio reflexo e o de tudo ao redor o tempo todo se torna um grande incômodo. Em compensação, ele exibe coloridos agradáveis e reproduz jogos com cores claras e fiéis em locais mais escuros.

Outra característica que incomodou durante os testes do UOL Tecnologia foi o teclado. Com problemas no tamanho reduzido das teclas e em posicionamento, a digitação no POP2 pode ser bastante irritante para quem tem o costume de fazê-la com rapidez. É difícil escrever uma sequência de três palavras sem errar letras ou acabar apagando tudo quando toca no "L" e encostar em "apagar". 

O processador Qualcomm LTE Quad-Core de 1,2 GHz cumpre bem tarefas do dia a dia. Jogos como Candy Crush são reproduzidos rapidamente. O telefone rodou vários aplicativos ao mesmo tempo e não travou nenhuma vez durante os testes.
A reprodução de vídeo segue a mesma linha de qualidade. As imagens são coloridas e nítidas. Já as gravações mais escuras foram prejudicadas pelo excesso de reflexo na tela do aparelho. O som também é bastante satisfatório, embora não muito potente. É possível ouvir as canções no volume máximo sem incômodo, chiados ou distorções. 

O aparelho faz fotografias boas e coloridas. Os 5 megapixels da câmera traseira do POP2 podem garantir fotos ideais para recordações e redes sociais. Já a frontal de 1.3 megapixels faz imagens razoáveis devido à sua resolução.

Equipado com Android 4.4, memória RAM de 1 GB e armazenamento de 8 GB (expansível até 32 GB), o Alcatel Onetouch POP2 pode ser mais do que satisfatório para cumprir tarefas do dia a dia. O aparelho ainda traz conectividade 4G e recursos como zoom de um dedo e leitura de códigos QR por meio da câmera.

Direto ao ponto: Alcatel Onetouch POP2

  • Tela: 4,5 polegadas de alta definição (480 x 854)
  • Sistema Operacional: Android 4.4
  • Processador: Qualcomm LTE quad-core (quatro núcleos) de 1,2 GHz
  • Memória: 1 GB de RAM e 8 GB (compatível com microSD de até 32 GB) para armazenamento
  • Câmeras: 1.3 megapixels (frontal) e 5 megapixels (principal)
  • Dimensões: 6,5 x 13,2 x 0,99 cm; 147 gramas
  • Conexões: Wi-Fi, 3G, 4G, Bluetooth
  • Preço sugerido: R$ 620
  • Pontos positivos: Processador rápido, design clean e capas para alterar a aparência do aparelho.
  • Pontos negativos: Teclado prejudica a digitação e tela muito reflexiva