Topo

Anatel lança app para consumidores registrarem reclamações contra teles

Anatel lança aplicativo para consumidores fazerem reclamações sobre problemas com operadoras - Reprodução
Anatel lança aplicativo para consumidores fazerem reclamações sobre problemas com operadoras Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/06/2015 13h08Atualizada em 26/06/2015 13h18

A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) anunciou nesta sexta-feira (26) o lançamento de um aplicativo para os consumidores registrarem reclamações sobre serviços de telecomunicações. O programa está disponível gratuitamente para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.

"Está mais fácil registrar uma reclamação na Anatel. Mas é fundamental que o consumidor tente primeiro resolver o seu problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet”, explica Elisa Leonel, superintendente de relações com consumidores da Anatel,  em comunicado enviado à imprensa.

De acordo com o órgão, o programa também permitirá que o consumidor acompanhe sugestões, pedidos de informação e ainda uma área com as principais dúvidas de clientes de serviços de comunicação registrados pela a agência reguladora.

Em 2014, a Anatel informou que recebeu cerca de 2,8 milhões de reclamações contra prestadoras de serviços de telecomunicações. Até o fim de maio deste ano, a agência registrou mais de 1,5 milhão de reclamações -- a maioria feita via contato telefônico (68%).

A ideia do aplicativo, segundo a Anatel, é tornar o registro de reclamações mais simples, uma vez que os próprios consumidores têm deixado de usar canais tradicionais, como chamadas telefônicas, para esse propósito.