Topo

Proteste auxilia moradores do Rio a economizar na conta de telefonia móvel

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

29/06/2015 17h02

Para ajudar os consumidores a otimizarem os gastos com telefonia celular, a associação de consumidores Proteste lançou a campanha "Poupe na Conta".  A iniciativa indica os planos existentes no mercado mais adequados ao perfil de consumo, além de destacar o cálculo da economia da adequação.

Para participar, é preciso morar no Rio de Janeiro, fazer o cadastro no site da campanha e preencher os dados de hábitos de uso --quantos minutos a pessoa fala, quanto usa de dados e quanto paga atualmente.

Um consumidor, segundo a Proteste, teria conseguido economizar R$ 1.680 em um ano apenas por se adequar ao plano correto. Além da economia, o órgão também ressalta a importância da adequação para a diminuição da inadimplência no setor de telecomunicações.

Pelas regras atuais do Regulamento Geral dos Direitos dos Consumidores de Telecomunicações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as operadoras são obrigadas a oferecer na internet um mecanismo de comparação de planos de serviços e ofertas promocionais, para facilitar a identificação da opção mais adequada ao perfil de consumo e renda dos interessados. Mas, como aponta a Proteste, a diversidade de planos e a linguagem utilizada dificulta a escolha.

"A nossa intenção com a campanha é fazer a conta pelo consumidor e ajuda-lo a poupar tempo e dinheiro", apontou o órgão, que destacou uma pesquisa realizada pela  Pricez em parceria com a Teleco para justificar a relevância da campanha. Os dados do estudo apontam que 87% dos brasileiros estão no plano de celular errado.