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Um motorista explica como está enganando a Uber na China

Tela de smartphone mostra aplicativo Uber, que permite pedir taxi pelo celular - Kai Pfaffenbach/Reuters
Tela de smartphone mostra aplicativo Uber, que permite pedir taxi pelo celular Imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Tian Ying

Em Pequim

29/06/2015 13h35

James Li não estava feliz com seu salário como segurança em Xangai, por isso começou a dirigir nos finais de semana para a Uber Technologies Inc. Ele quase triplicou seus ganhos -- em parte, enganando a empresa.

Li, que é um pseudônimo, porque ele teme represálias caso seu nome real seja tornado público, está tirando vantagem dos esforços da Uber para entrar no mercado chinês. A empresa de reserva de carros dos EUA está investindo milhões em corridas grátis e bônus para motoristas, apostando que o dinheiro ajudará a treinar os motoristas da China e a vender os serviços da Uber aos clientes.

Em vez disso, pessoas como Li descobriram como lucrar com a generosidade da Uber sem dar corridas a ninguém. Ele faz parte de uma indústria artesanal que se desenvolveu no país na qual os motoristas podem usar smartphones e softwares modificados para registrar reservas falsas e enganar a Uber para que a empresa pague por viagens fantasmas.

Embora não existam estimativas confiáveis sobre qual a extensão dessas fraudes, entrevistas com motoristas da Uber, vendedores de equipamentos e análises de postagens em fóruns on-line dedicados ao tema sugerem que pelo menos uma parte do US$ 1 bilhão que a Uber prometeu investir para expandir o serviço na China neste ano está sendo desviada pelas reservas falsas. As fraudes podem ser contadas no total de viagens que a Uber reivindica na China, um número que a empresa disse que chegou a quase 1 milhão por dia em uma carta enviada neste mês aos acionistas.

"Esse número definitivamente é exagerado", disse Zhang Xu, analista da empresa de pesquisas Analysys International, sobre as reservas de viagens da Uber. "Sabe-se que a Uber tem esse problema de reservas falsas".

Participação de mercado

A Uber precisa encontrar um equilíbrio entre entregar incentivos para construir seu portfólio de motoristas e reprimir a fraude, enquanto corre atrás da líder de mercado, a Didi Kuaidi. A empresa apoiada pela Alibaba Group Holding Ltd. e pela Tencent Holdings Ltd. atualmente domina o mercado de reserva de carros da China, com 78 por cento, contra 11 por cento da Uber, segundo a Analysys.

A fraude responde por menos de 10 por cento das reservas na China, disse a Uber, "muito abaixo" de seus concorrentes e similar a outros mercados na fase inicial do serviço. A empresa espera reduzir as fraudes para "níveis sustentáveis abaixo de 0,5 por cento dos pedidos feitos", segundo uma resposta da companhia enviada por e-mail.

Faça você mesmo

Para criar uma viagem falsa, um motorista da Uber tem essencialmente duas opções, segundo motoristas entrevistados pela Bloomberg, que preferiram não serem identificados discutindo informações que podem fazer com que sejam barrados pela empresa.

A primeira é uma opção do tipo faça você mesmo, na qual um smartphone hackeado pode operar múltiplos números de telefone e, portanto, múltiplas contas da Uber. Os motoristas usam um número para atuar como passageiro e pedir uma corrida, e depois aceitam a viagem com o motorista, com um outro número de telefone.

A segunda opção envolve trabalhar com outros fraudadores por meio da internet. Se um motorista não possui um telefone hackeado, ele pode ir a um dos vários fóruns on-line somente para convidados e pedir uma corrida falsa a reservadores de corridas profissionais. Esses reservadores são chamados de "enfermeiros" porque usam softwares configurados especialmente para aplicar uma "injeção", ou um pedido de corrida em um local específico perto do motorista.

"A Uber toma as fraudes muito seriamente e desativa os motoristas/usuários definitivamente quando eles são apanhados", disse Huang Xue, porta-voz da Uber em Pequim, em um e-mail. A empresa tem diversas ferramentas para detectar o comportamento fraudulento e uma equipe dedicada a monitorar e melhorar o sistema, disse ela.

Título em inglês: One Driver Explains How He Is Helping to Rip Off Uber in China

Para entrar em contato com a equipe da Bloomberg News: Tian Ying, em Pequim, ytian@bloomberg.net; Alexandra Ho, em Xangai, aho113@bloomberg.net.