Topo

Serviço troca exercícios medidos pelo smartphone por passagens aéreas

Aplicativo Mova Mais dá recompensa para pessoas que praticam exercícios físicos - Divulgação
Aplicativo Mova Mais dá recompensa para pessoas que praticam exercícios físicos Imagem: Divulgação

Jéssica Nascimento

Do UOL, em Brasília

02/07/2015 15h51

Já imaginou perder uns quilinhos e ainda ganhar brindes? Criada pelos brasilienses Marco Gomes e Fernando Aquino, a plataforma de celular “Mova Mais” promete beneficiar quem pratica exercícios físicos diariamente. O hábito das atividades gera pontos ao usuário que podem ser trocados por passagens aéreas, diárias em hotéis e equipamentos esportivos, por exemplo. O programa está em fase de testes e já conta com 30 mil inscritos.

O “Mova Mais” não é um aplicativo e, portanto, não utiliza a memória dos smartphones. Para utilizá-lo basta acessar o site movamais.com, fazer o cadastro, conectar o perfil a um dos aplicativos de atividade física recomendados (Strava, RunKeeper ou MapMyRun) e começar as atividades.

O empresário Marco Gomes, 28, é um dos idealizadores da plataforma. Segundo ele, grande parte dos aplicativos esportivos no mercado não incentiva a pratica de atividades. “Através dos exercícios, as pessoas podem melhorar consideravelmente a saúde e a qualidade de vida. No Mova Mais, incentivamos a prática diária”, explica.

Para gerar pontos na plataforma, o usuário precisa fazer no mínimo 30 minutos de exercícios por dia. Caso a pessoa fique três dias sem praticar atividades, todo o objetivo é perdido.

Brindes ainda não podem ser resgatados

A plataforma está em fase de testes --estágio comum em startups (empresas iniciantes em tecnologia–, portanto os brindes ainda não podem ser resgatados. “Estamos em negociação com as principais empresas de benefícios do Brasil. Porém, a acumulação dos pontos já está válida. Assim que sairmos da fase de teste, os usuários já poderão trocar os benefícios”, diz Gomes.

José Diogo Rodrigues, 23, mede suas corridas com o app Run Keeper e começou a usar recentemente o Mova Mais - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
José Diogo Rodrigues, 23, mede suas corridas com o app Run Keeper e começou a usar recentemente o Mova Mais
Imagem: Arquivo Pessoal

O publicitário José Diogo Rodrigues, 23, utiliza o aplicativo Run Keeper há cerca de três anos para correr. Segundo ele, a tecnologia consegue contabilizar quantos quilômetros a pessoa percorreu, quantas calorias já perdeu e as metas que foram alcançadas.

“É um bom auxilio. Porém, não me incentiva a praticar todos os dias atividades físicas. Estou animado com o Mova Mais, pois posso ganhar alguma coisa cuidando da minha saúde", disse. "Já instalei e espero resgatar logo os brindes."

De acordo com Gomes, o objetivo nesta fase inicial é desenvolver os algoritmos de pontuação e antifraude, assim como avaliar os dados gerados pelas atividades físicas.