Topo

Descarregando rápido demais? Saiba quais apps estão sugando sua bateria

invincible_bulldog/Getty Images/iStockphoto
Imagem: invincible_bulldog/Getty Images/iStockphoto

Lucas Santana

Colaboração para Tilt

21/03/2021 04h00

Luminosidade, uso de Bluetooth e geolocalização são alguns dos fatores que interferem no consumo da bateria do telefone, mas não estão sozinhos nessa. Os aplicativos instalados também podem consumir bastante energia, principalmente aqueles que ficam em espera rodando sem que tenhamos conhecimento.

Há muitos anos que ouvimos falar disso: se seu celular ficou lento, fechar aplicativos vai ajudá-lo a ganhar velocidade, poupando trabalho para o processador e a memória RAM e rendendo ganhos de bateria e dados de internet. Certo?

Tanto nos aparelhos Android quanto nos iPhones é possível identificar quais são os vilões da sua bateria. Uma ferramenta nativa mostra em detalhes quais apps estão abertos e qual porcentagem da bateria que cada um consome. Você ainda pode consultar por quanto tempo a carga vai durar em modo de espera ou em uso.

Tilt listou um passo a passo para acessar a ferramenta em cada sistema operacional:

Android

O Android é um sistema operacional multiplataforma. Isso quer dizer que funciona em aparelhos de fabricantes diferentes, que podem modificar a aparência do sistema. Ainda assim, o caminho para chegar até a ferramenta de consumo de bateria é similar em todos eles.

Ressalva feita, vá no ícone de Configurações do seu Android. Você pode usar a lupinha que geralmente fica no canto superior e digitar "Bateria".

Bateria Android - entre em configurações - Reprodução  - Reprodução
Imagem: Reprodução

Toque na opção e busque por "Uso da bateria" ou opção semelhante. Lá, você vai encontrar todos os aplicativos que estão consumindo bateria do seu smartphone.

Bateria Android - entre em uso da bateria  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Tocando no app, você encontrará informações como a porcentagem de uso da bateria e quanto tempo ele está sendo usado. Além disso, é possível suspender o seu uso.

Bateria Android - suspender uso de app  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

iOS

Se você tiver com última versão do sistema operacional da Apple instalado, siga os seguintes passos.

A partir da tela inicial, procure o ícone de Ajustes e toque na opção Bateria.

Bateria iOS - toque em Bateria - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na tela que abrir, você pode ver como cada app está consumindo sua bateria, clicando em "Mostrar atividade".

Bateria iOS - apps que estão consumindo bateria - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os principais sugadores da bateria

No ranking dos mais "custosos" ao consumidor, despontam todos aqueles que gastam bateria e dados ao mesmo tempo. Os apps de mensagem instantânea, como Facebook Messenger e WhatsApp, são dos piores, nesse sentido. Mas Google, YouTube e Office 365 também pesam.