Topo

WhatsApp Cleaner limpa dados do aplicativo de bate-papo em poucos segundos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Maria Beatriz Vaccari

Do UOL, em São Paulo

06/07/2015 06h00Atualizada em 20/07/2020 22h10

A leitora Nágela entrou em contato com o UOL Tecnologia para descobrir como fazer uma faxina em seus arquivos recebidos pelo WhatsApp. Ela quer apagar os arquivos para liberar espaço na memória de seu smartphone.

Se você tem alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

O aplicativo WhatsApp Cleaner (http://zip.net/blrxH1) é uma boa opção para quem quer se livrar de arquivos acumulados por conversas de WhatsApp. Ele permite que o usuário apague diversos tipos de conteúdo em poucos segundos.

Para instalar o WhatsApp Cleaner, basta acessar o link com o navegador de seu smartphone. Por padrão, o sistema irá perguntar se deseja realizar o download do arquivo. Confirme e aguarde. Quando a transferência terminar, encontre o arquivo APK que você baixou e clique sobre ele. O sistema deve perguntar se deseja instalar e informará a política de privacidade dele. Confirme que sim (ou clique em Próximo, de acordo com o que aparecer em seu smartphone e depois dê Instalar). Aperte Abrir e pronto.

O acumulo de fotos, áudios e vídeos recebidos via WhatsApp pode diminuir significativamente a disponibilidade de memória dos smartphones. Por isso, o app pode ser bem útil para não ficar na mão caso o espaço disponível acabe.

Ao usar o WhatsApp Cleaner, o usuário tem diversas opções para remover arquivos. Se quiser apagar tudo de uma vez, é só clicar no botão "Remover tudo".

Outra possibilidade é escolher os dados por meio de categorias. Elas são divididas em: Fotos de perfil, Imagens, Vídeos, Wallpapers, Áudio e Mensagens de Voz. Caso não queria se livrar de todos os arquivos de uma categoria, o usuário consegue selecionar apenas alguns.

Antes de apagar é possível pré-visualizar as mídias. Assim, fica fácil selecionar o que deve ser excluído ou não. A Interface do app é intuitiva e fácil de mexer. Ele está disponível em português, o que facilita ainda mais o uso. O layout é simples e discreto. Entretanto, um anúncio fica localizado quase no meio da tela, tornando a navegação um tanto quanto irritante.