Topo

Aplicativo dedura quem excluiu e bloqueou você no Facebook

Reprodução
Imagem: Reprodução

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

07/07/2015 06h00

Um novo aplicativo dedura todos os amigos que te bloquearem ou te excluírem no Facebook. Com versões gratuitas para iOS (http://zip.net/bcrypY), Android (http://zip.net/bqrzcZ) e Chrome (http://zip.net/bdryTJ), o "Who Delete Me" lista os seus amigos ativos da rede social. Infelizmente, o app não informa quem te excluiu no passado. Ele só consegue identificar as exclusões e os bloqueios a partir do momento de sua instalação, mas sem diferenciar as duas operações.

O aplicativo, lançado em 2011, já foi parceiro do Facebook e desativado após algumas mudanças políticas na rede social. Agora, o app está de volta de forma independente, apesar dos frequentes problemas de usabilidade. Muitos usuários, segundo o site norte-americano especializado em tecnologia "Mashable", estão reclamando na loja "Google Play" de que o aplicativo não está carregando.

Para conseguir acessar a versão do aplicativo para Android, o UOL Tecnologia teve que ter persistência e só na quinta tentativa conseguir concluir a operação. O processo foi bem mais simples para baixar o app no Google Chrome.

Apesar de um visual não muito atrativo, sua navegabilidade é bastante intuitiva. Quem não domina o inglês pode ter um pouco mais de dificuldade, já que todos comandos estão descritos no idioma.

O aplicativo é subdividido em cinco abas —inicial (New), pessoas que te deletaram (Deleted You), pessoas que você deletou (You Deleted), contas desativadas (Dectivated) e amigos atuais (Current).

No comando "New", é feita a varredura que identificará os possíveis bloqueios. Na versão web, o processo não é feito automaticamente. É preciso entrar constantemente na ferramenta e pedir a atualização da investigação. Mas, nas versões mobile as notificações são automáticas.

Nos testes, a identificação do bloqueio se mostrou instantânea. E, ao identificar o "perfil desertor", a ferramenta possibilita que você o delete também ou esqueça a notificação.